postado em 04/08/2019 04:05
Um dia de compras se transformou em pesadelo na cidade de El Paso, no estado americano do Texas. Pela manhã, um homem abriu fogo contra consumidores em uma unidade do supermercado Wallmart. De acordo com testemunhas, ele começou a atirar ainda no estacionamento, depois entrou na loja, que fica dentro do shopping Cielo Vista, disparando com um rifle. A polícia chegou ao local por volta das 11h e prendeu o suspeito, de 21 anos, duas horas depois. É possível que outras pessoas tenham envolvimento no massacre.
Até o fechamento desta edição, não havia confirmação oficial do número de mortos. A imprensa americana reportou 20 vítimas, e mais de 40 feridos. De acordo com a emissora Fox News, um porta-voz do Centro Médico da Universidade de El Paso afirmou que a instituição recebeu 13 pacientes, um dos quais morreu. Duas crianças, de 2 e 9 anos, estariam entre os feridos. Ainda segundo a rede de TV, 11 pessoas de 35 a 82 anos foram encaminhadas ao Centro Médico Del Sol ; nove delas em estado grave, porém estáveis.
Em sua conta no Twitter, o presidente norte-americano, Donald Trump, condenou o ato. ;Terrível tiroteio em El Paso, os relatos são muito ruins, muitos mortos;, postou, acrescentando que falou com o governador do Texas, Gregg Abbott, para oferecer o apoio do governo federal. ;Estamos trabalhando com as autoridades estaduais e locais. Falei com o governador para oferecer apoio total ao governo federal. Deus esteja com todos vocês!”, escreveu. O prefeito da cidade, Dee Margo, também não especificou o número de mortes, falando apenas em ;várias;.
O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Beto O;Rourke, que representa a região no Congresso, falou sobre o tiroteio, em um evento em Las Vegas. ;Sabemos que há muito sofrimento em El Paso agora. Estou incrivelmente triste e é muito difícil pensar sobre isso. Mas vou dizer a vocês: El Paso é o lugar mais forte do mundo. Essa comunidade vai se unir;, discursou.
Rifle
Uma testemunha contou que chegou ao mercado por volta das 12h (14h de Brasília) e escutou ;algo parecido com fogos de artifício;, quando procurava uma vaga no estacionamento. ;Me dirigi à saída. Eu vi um homem com uma camiseta preta de calça de camuflagem, que usava o que parecia um rifle, apontava para as pessoas e atirava diretamente nelas. Vi três ou quatro caindo no chão;, afirmou.
O Wallmart divulgou uma nota lamentando o tiroteio. ;Estamos chocados com os eventos trágicos no shopping Cielo Vista, em El Paso. Estamos orando pelas vítimas, pela comunidade e por nossos associados, assim como pelos primeiros socorristas;, diz o texto.
Esse foi o terceiro atentado a tiros registrado durante a semana nos Estados Unidos. Na terça-feira, duas pessoas morreram e um policial foi ferido também em uma loja da rede Walmart, no estado do Mississipi. No domingo, 28, três pessoas, incluindo uma criança de 6 anos, morreram quando um jovem de 19 entrou armado em um festival gastronômico em Gilroy, Califórnia, ao sul de San Francisco, e abriu fogo contra as pessoas que estavam no local.