Mundo

Paquistão condena manobra da Índia para abolir autonomia da Caxemira

A região da Caxemira, dividida entre Índia e Paquistão, é reivindicada pelos dois países.

Agência France-Presse
postado em 05/08/2019 10:28
Caxemira paquistanesa segura cartazes durante um protesto anti-índio no enclave diplomático em Islamabad.O governo do Paquistão chamou nesta segunda-feira (5) de "ilegal" a decisão da Índia de revogar a autonomia constitucional da Caxemira, região que é cenário de uma insurreição separatista e reivindicada pelos paquistaneses.

"O Paquistão condena fortemente e rejeita o anúncio" feito nesta segunda-feira pelo governo indiano, afirma o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

"Nenhuma medida unilateral do governo indiano pode modificar este estatuto contestado", completa o texto.

"Como parte desta divergência internacional, o Paquistão fará tudo o que estiver a seu alcance para contra-atacar as medidas ilegais", advertiu.

O governo da Índia anunciou nesta segunda-feira a revogação da autonomia constitucional da Caxemira, uma decisão explosiva que pretende colocar sob uma tutela mais direta de Nova Délhi esta região rebelde reivindicada pelo Paquistão.

A Caxemira, dividida entre Índia e Paquistão, é reivindicada pelos dois países. Esta região montanhosa está na origem de duas das três guerras entre as nações vizinhas desde sua independência em 1947.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação