Mundo

Ano de 2019 acumula recordes de temperatura

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/08/2019 04:05
Calor em Paris chegou a 42,6ºC em julho: europeus em alerta
Os registros de temperaturas recordes neste ano sinalizam que 2019 deverá ser considerado um dos mais quentes da história moderna, segundo especialistas. Dados divulgados pelo serviço europeu Copernicus sobre a mudança climática mostram que julho foi o mês mais quente no mundo desde que se começou a medir as temperaturas. O valor foi 0,04;C superior ao de julho de 2016, marcado pela influência do fenômeno climático El Niño.

;Julho é geralmente o mês mais quente do ano no mundo, mas, segundo nossos dados, (o deste ano) foi o mais quente desde que se começou a fazer as medições. Com a continuidade das emissões de gás de efeito estufa e o impacto no aumento mundial das temperaturas, continuaremos batendo recordes;, alerta, em comunicado, Jean-No;l Thépaut, chefe do serviço europeu.

A temperatura registrada em julho representa quase 1,2;C acima do nível pré-industrial, base de referência dos especialistas das Nações Unidas sobre o clima. Outra referência internacional de medição, o serviço meteorológico (NOAA) dos Estados Unidos ainda não publicou seus dados sobre julho deste ano.

No entanto, as duas recentes ondas de calor na Europa evidenciam a ocorrência de temperaturas que fogem do que as populações estão acostumadas. No último dia 25, vários países europeus registraram recordes de calor: Alemanha (42,6;C), Bélgica (41,8;C), Luxemburgo (40,8;C), Holanda (40,7;C) e Reino Unido (38,7;C), por exemplo. No fim do mesmo mês, Paris bateu seu recorde histórico, com uma temperatura de 42,6;C, contra 40,4;C em 1947.

Segundo o Copernicus, as temperaturas também estiveram acima do normal no Alasca, na Groelândia e em partes da Sibéria, assim como na Ásia central e em algumas regiões da Antártica. Em meados de julho, o termômetro atingiu 21;C em Alert, o lugar habitado mais setentrional do mundo, a menos de 900km do Polo Norte, estabelecendo um ;recorde absoluto; de calor para essa base militar canadense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação