Mundo

Efeito rejuvenescedor

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/08/2019 04:06
Pesquisadores descobriram que os telômeros ; estruturas presentes no DNA que encurtam à medida que o corpo humano envelhece ; podem ser ;alongadas; com o uso do resveratrol. Em experimentos laboratoriais, cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, aplicaram produtos análogos do composto nas estruturas genéticas e observaram a ação de ;fatores de emenda;, que são progressivamente desligados ao longo da vida.

Em poucas horas, as células começaram a rejuvenescer, comportando-se como estruturas jovens e se dividindo. ;Quando vi algumas das células de cultura rejuvenescendo, não pude acreditar. Essas velhas células pareciam jovens. Era como mágica;, declara, em comunicado, Eva Latorre, uma das autoras do estudo publicado, mês passado, na revista especializada BMC Cell. A pesquisadora conta que repetiu as experiências várias vezes e, em todas elas, o efeito se repetiu. ;Estou muito entusiasmada com as implicações e o potencial dessa pesquisa;, complementa.

Os autores ressaltam que os fatores de emenda são cruciais para garantir que os genes possam executar as suas funções. Um gene envia tarefas diversas ao resto do corpo, como cultivar ou não novos vasos sanguíneos. À medida que as pessoas envelhecem, os fatores de emenda tendem a funcionar com menos eficiência, restringindo a capacidade das células de responder a desafios.

Apesar de ainda iniciais, os cientistas acreditam que os resultados atingidos podem ajudar no desenvolvimento de terapias que impeçam prejuízos provocados pelo envelhecimento ao organismo. ;Esse é um primeiro passo na tentativa de fazer as pessoas viverem com saúde em toda a vida. Nossos dados sugerem que o uso de produtos químicos pode fornecer um meio para restaurar a função de células antigas;, ressalta Eva Latorre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação