Mundo

HSBC vai pagar 294,4 milhões de euros para encerrar investigação por fraude

"O acordo ainda deve ser homologado pelas autoridades judiciais belgas, o que deve acontecer em setembro", afirma um representante do MP.

Agência France-Presse
postado em 06/08/2019 10:59
A filial suíça do banco HSBC aceitou pagar na Bélgica uma multa de 294,4 milhões de euros para encerrar uma investigação aberta em 2014 por "fraude fiscal grave" e "lavagem de dinheiro", anunciou o Ministério Público de Bruxelas.

"O acordo ainda deve ser homologado pelas autoridades judiciais belgas, o que deve acontecer em setembro", afirmou um representante do MP.

A filial suíça do HSBC Private Bank SA (Suíça), controlado em 100% pelo gigante bancário asiático, foi acusada de ajudar centenas de clientes a enganar o Estado belga. As acusações incluíam fraude grave e organizada, lavagem de dinheiro, complô criminoso e funcionamento ilegal como intermediário financeiro.

Os fraudadores eram principalmente comerciantes de diamantes na Antuérpia, um porto do norte da Bélgica, onde foi instalado o sindicato mundial de comerciantes de diamantes.

"O banco era suspeito de ter favorecido e estimulado deliberadamente a fraude fiscal, dando a clientes privilegiados contas offshore, especialmente no Panamá e nas Ilhas Virgens", afirmou o MP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação