Agência France-Presse
postado em 07/08/2019 12:58
As forças governamentais conquistaram nesta quarta-feira (7/8) duas cidades que estavam sob controle de grupos jihadistas e rebeldes no noroeste da Síria após violentos combates que deixaram 28 mortos, anunciou a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).[SAIBAMAIS] A cidade de Al Zakat e a localidade de Al Abarin, na província de Hama, foram conquistadas pelas tropas do governo nesta quarta-feira, de acordo com o OSDH.
Durante os combates morreram 10 soldados e 18 opositores, incluindo 13 jihadistas, indicou a ONG.
Al Zakat e Al Abarin ficam próximas de Kafarzita e Latamneh, as últimas posições da oposição no norte da província que o governo aspira conquistar, afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.
O grupo jihadista Hayat Tahrir al Sham (HTS, ex-braço sírio da Al-Qaeda) ainda controla alguns territórios nas províncias Hama, Aleppo e Latakia e toda a província de Idlib, esta última bombardeada diariamente por aviões sírios e russos há três meses.
Mais de 800 civis morreram desde o fim de abril, quando começaram os bombardeios, segundo o OSDH, e 400.000 pessoas foram deslocadas, de acordo com a ONU.