Jornal Correio Braziliense

Mundo

China pede ao Reino Unido fim das 'ingerências' em Hong Kong

Ministro britânico das Relações Exteriores pediu uma "investigação plenamente independente sobre os recentes episódios", em uma alusão à dura repressão das manifestações contra o governo chinês

A China pediu ao Reino Unido que ponha fim às suas "ingerências" em Hong Kong, depois que o ministro britânico das Relações Exteriores telefonou para a chefe do governo local, Carrie Lam, para expressar sua preocupação com as manifestações que afetam o centro financeiro asiático.

Na sexta-feira (9), o ministro britânico das Relações Exteriores, Dominique Raab, ligou para Carrie Lam para lhe pedir uma "investigação plenamente independente sobre os recentes episódios", em uma alusão à dura repressão das manifestações contra o governo.

"A China pede solenemente ao Reino Unido que cesse imediatamente qualquer ação que se intrometa nos assuntos de Hong Kong e intervenha nos assuntos internos da China", reagiu a porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying.

Em um comunicado divulgado on-line no sábado (10), a Chancelaria chinesa considerou "equivocada" a decisão do ministro Raab de ligar para Lam e pediu a Londres que pare de "causar problemas" em sua ex-colônia.