Mundo

Confiança dos investidores na Alemanha registra menor nível em oito anos

Agência France-Presse
postado em 13/08/2019 09:17
Banco Central EuropeuO nível de confiança dos investidores alemães desabou em agosto, a -44,1 pontos, o menor nível registrado em oito anos, em um contesto de desaceleração econômica global, de acordo com o índice do instituto ZEW, publicado nesta terça-feira (13).

O indicador particularmente instável recuou 19,6 pontos em um mês, analistas entrevistados pela agência Factset calculavam uma queda de 3,5 pontos.

"A nova escalada na disputa comercial entre Estados Unidos e China, o risco associado da corrida pela desvalorização de moedas e a probabilidade elevada de um Brexit sem acordo afetam um crescimento econômico (alemão) já debilitado", comentou Achim Wambach, presidente do ZEW.

"Neste contexto, as exportações alemãs e a produção industrial permanecerão em queda", completou.

O retrocesso foi ainda mais expressivo para a Eurozona, com uma queda de 23,3 pontos, -43,6 unidades, arrastada pela crise política na Itália. O Reino Unido também registrou queda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação