Mundo

Protesto em frente à Embaixada do Brasil em Londres termina com 6 presos

Grupo protesta contra a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro e também em defesa dos direitos indígenas

Deborah Fortuna, Gabriel Pinheiro*, Thaís Moura*
postado em 13/08/2019 13:19

foto dos protestos na embaixada de LondresO grupo Extinction Rebellion organizou, nesta terça-feira (13/8), em frente à Embaixada do Brasil em Londres, um protesto contra a política ambiental e indígena do governo Jair Bolsonaro. O ato, que terminou com a fachada do prédio pichada e seis pessoas detidas, ocorreu no mesmo dia em que a Marcha das Mulheres Indígenas ocorreu em Brasília e se juntou a um protesto de estudantes e trabalhadores da educação.

Além de entregar uma declaração de "rebelião" às autoridades brasileiras em Londres, o grupo jogou tinta vermelha na fachada da embaixada, em referência "ao sangue dos indígenas derramado". Os dizeres "No More Indigenous Blood" ("sem mais sangue indígena") e "Ele Não" ; em referência à frase usada durante a campanha eleitoral de 2018 contra Jair Bolsonaro ; estampavam cartazes levados pelo grupo de aproximadamente 26 pessoas.

O Extinction Rebellion promete fazer outros protestos do tipo em 11 países, entre eles, Chile, Portugal, França, Espanha, Suíça e Reino Unido. Em nota publicada pelo grupo, eles criticam o regime de Bolsonaro, o ministro do meio ambiente Ricardo Salles, e as "mudanças radicais na estrutura dos ministérios envolvidos na legislação ambiental e agrícola". "Relatórios recentes mostram que as taxas de desmatamento na Amazônia cresceram 88% em comparação com junho do ano passado ; com Bolsonaro alegando que os dados foram falsificados", diz o texto.

Resposta

Em nota, a embaixada do Brasil em Londres disse que está aberta a receber quem quer dialogar "sobre o Brasil e suas políticas públicas", e reafirmou o direito de protestos. "Já o direito de vandalizar, esse não existe em nenhum país", acrescentou o órgão. "A Polícia Metropolitana interveio para salvaguardar a integridade das instalações diplomáticas do Brasil. A embaixada permanecerá em contato com as autoridades locais para acompanhar as investigações cabíveis". A embaixada também reforçou que "trabalhará para o ressarcimento dos cofres públicos por eventuais danos causados ao edifício". Veja abaixo a nota na íntegra:

"Na manhã desta terça-feira, um grupo de manifestantes promoveu protesto em frente à Embaixada do Brasil em Londres. Identificavam-se como ligados ao movimento Extinction Rebellion. Picharam e mancharam com tinta a fachada do prédio da chancelaria brasileira. A Polícia Metropolitana interveio para salvaguardar a integridade das instalações diplomáticas do Brasil.

A Embaixada está e sempre esteve aberta a receber quem quer que deseje dialogar sobre o Brasil e suas políticas públicas. O direito de protestar é assegurado em democracias como o Brasil e o Reino Unido. Já o direito de vandalizar, esse não existe em país algum.

A embaixada permanecerá em contato com as autoridades locais para acompanhar as investigações cabíveis. Trabalhará, também, para o ressarcimento dos cofres públicos por eventuais danos causados ao edifício".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação