Mundo

Jihadistas derrubam avião do regime sírio e capturam piloto

O caça Sukhoi sobrevoava uma zona ao leste de Khan Sheikhun, uma cidade-chave do sul da província de Idlib, disse o diretor da ONG

Agência France-Presse
postado em 14/08/2019 12:55
Modelo do avião Sukhoi Um avião do governo sírio foi abatido por extremistas nesta quarta-feira (14/8), no noroeste do país, e seu piloto, capturado - anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), afirmando que é a primeira vez que isso acontece desde o início da escalada militar nos últimos meses.

O aparelho, um caça Sukhoi, sobrevoava uma zona ao leste de Khan Sheikhun, uma cidade-chave do sul da província de Idlib, disse o diretor da ONG, Rami Abdel Rahman.

Segundo ele, o piloto está "nas mãos" dos jihadistas do Hayat Tahrir al-Cham (HTS, ex-braço sírio da Al-Qaeda), grupo que controla a região.

"Trata-se do primeiro avião sírio abatido" pelos insurgentes desde que o governo Bashar al-Assad e seu aliado russo começaram, no final de abril, a bombardear quase diariamente a província de Idlib, assim como segmentos das províncias vizinhas de Aleppo, de Hama e de Latákia.

Cerca de 820 civis morreram nos bombardeios, segundo o OSDH. Mais de 400.000 pessoas foram deslocadas nesta região onde vivem três milhões de pessoas, segundo a ONU.

Além do HTS, a região abriga alguns outros grupos rebeldes e ainda é um desafio para o presidente Assad, mais de oito anos depois da deflagração do conflito sírio. Esta área foi alvo de um acordo sobre uma "zona desmilitarizada" concluído em setembro de 2018 entre Ancara, pró-rebeldes, e Moscou.

A trégua foi aplicada apenas parcialmente, com os jihadistas se recusando a se retirar.

Há vários dias, as forças do governo avançam no terreno. Nesta quarta, progrediram na direção de Khan Sheikhun e "se encontram, agora, quatro quilômetros a oeste" da cidade, "depois de terem conquistado cinco localidades" vizinhas, relatou Abdel Rahman.

Bombardeios aéreos sobre o sul de Idlib mataram um civil em Maaret Hourma. Segundo o OSDH, ele foi morto em um ataque russo.

Iniciada em 2011, a guerra na Síria deixou mais de 370.000 mortos e deslocou milhões de pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação