Mundo

Identificado gene protetor

postado em 15/08/2019 04:06
Com a ferramenta de edição genética CRISPR-Cas9, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, identificaram genes que protegem as células contra a infecção pelo vírus zika. Segundo os autores, que publicaram a descoberta na revista Journal of Virology, esse é mais um passo na busca de tratamentos contra a doença e outras infecções.

O CRISPR-Cas9 é um sistema de edição genômica que ocorre naturalmente em bactérias e que foi ajustado para editar os genes de células dos mamíferos. ;Nós usamos esse sistema adaptado para ativar cada gene do genoma de células cultivadas em laboratório. Então, as infectamos com o vírus zika. Enquanto a maioria delas morreu logo após a infecção, algumas sobreviveram devido à superexpressão de alguns genes protetores;, explica Ella H. Sklan, que liderou o estudo.

Ao usar sequenciamento de última geração e análise bioinformática para identificar os genes que permitiram a sobrevivência dessas células, a equipe chegou ao gene IFI6. ;Um escaneamento conduzido previamente por outro grupo de pesquisa identificou seu papel defronte outros vírus;, diz Ella H. Sklan.

Segundo a pesquisadora, o IFI6 mostrou altos níveis de proteção contra o vírus da zika, tanto protegendo as células contra a infecção quanto por prevenir a morte delas caso invadidas. ;Apesar de não sabermos se esse modo de ação pode ser imitado, é possível que, algum dia, ele sirva de base para o desenvolvimento de uma nova terapia antiviral para lutar contra o vírus da zika ou infecções semelhantes;, diz Sklan. (PO)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação