Mundo

Avião faz pouso de emergência em campo de milho na Rússia

Ministério da Saúde russo informou que 23 pessoas, incluindo nove crianças, ficaram feridas e foram hospitalizadas

Agência France-Presse
postado em 15/08/2019 09:44
Avião Ural Airlines fez pouso forçado em um campo de milho perto do aeroporto de Zhukovsky, em MoscouUm Airbus A321 da Ural Airlines, com 226 passageiros e sete tripulantes a bordo, fez um pouso de emergência nesta quinta-feira em um campo de milho na região de Moscou, após um choque com um grupo de aves, anunciaram as autoridades russas.
Às 3h20 GMT (0h20 de Brasília), o avião teve um "choque durante a decolagem com um grupo de aves" no aeroporto de Jukovki, subúrbio de Moscou, informou a Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsia) em um comunicado.
O avião seguiria até Simferopol, principal cidade da península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
"Várias aves perturbaram o funcionamento dos motores, o que levou a tripulação a decidir por um pouso de emergência", afirma o comunicado da Rosaviatsia.

O Airbus pousou em um campo de milho que fica a um quilômetro da pista de decolagem, sem o trem de pouso, explicou a agência.
O ministério da Saúde informou que 23 pessoas, incluindo nove crianças, ficaram feridas e receberam atendimento médico. Vinte e duas receberam alta e uma mulher de 69 anos foi hospitalizada.

"Felicitamos os pilotos, são heróis que salvaram vidas e conseguiram pousar o avião", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Graças ao profissionalismo da tripulação e seus atos coordenados, a aterrissagem não teve consequências trágicas", elogiou a companhia a Ural Airlines.

"A tripulação demonstrou um conhecimento incrível e um grane controle", escreveu no Instagram Evgeny Kuivashev, governador da região dos Urais, onde fica a sede da companhia aérea.

"O comandante a bordo, Damir Iusupov, natural de Yekanterinburg (Sibéria), e sua equipe salvaram 233 vidas. São heróis", completou Kuivashev.

Os pilotos receberam muitas mensagens de agradecimento dos passageiros nas redes sociais.

"Tenho o mesmo agradecimento pelos pilotos que tenho por Deus, porque conseguimos pousar e o avião não caiu", escreveu um deles no Twitter.

"Todo mundo está vivo! O piloto é um gênio", declarou uma passageira identificada como Olga ao jornal Komsomolskaia Pravda.

Svetlana Babina disse à agência Ria Novosti que ouviu um "barulho estranho no motor" pouco depois da decolagem.

"Mas temos que ser justos com o piloto, porque em uma situação como esta conseguiu fazer um pouso o menso agitado possível", completou.

O Comité de Investigação russo examina o incidente e o Comitê Intergovernamental de Aviação (MAK) criou uma comissão especial para analistar as circunstâncias.

Em maio, 41 pessoas morreram em um incêndio em um avião Superjet 100 após uma aterrissagem de emergência no aeroporto Sheremetievo, em Moscou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação