postado em 16/08/2019 04:06
Os pilotos de um Airbus da companhia Ural Airlines foram festejados ontem como heróis pela Rússia depois de terem conduzido com sucesso um pouso de emergência, em milharal próximo a Moscou, sem maiores consequências para os 226 passageiros. O avião tinha decolado por volta das 6h (0h em Brasília) do aeroporto de Jukovsky, nos arredores da capital, com destino a Simferopol, na Crimeia. Cerca de 20 minutos depois, comunicou à torre problemas decorrentes do choque com aves.
;Vários pássaros perturbaram o funcionamento dos motores, o que levou a tripulação a decidir por um pouso de emergência;, diz o comunicado divulgado pela Agência Federal de Transporte Aéreo, a Rosaviatsia. O Airbus pousou em um campo de milho a 1km da pista, sem ter aberto o trem de pouso, explicou a agência. O Ministério da Saúde informou que 23 pessoas, incluindo nove crianças, ficaram feridas e receberam atendimento médico. Vinte e duas tiveram alta de imediato e uma mulher de 69 anos foi hospitalizada.
;Felicitamos os pilotos;, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. ;São heróis que salvaram vidas e conseguiram pousar o avião.; A companhia Ural Airlines também elogiou os funcionários. ;Graças ao profissionalismo e a seus atos coordenados, a aterrissagem não teve consequências trágicas;, diz um comunicado da empresa. ;A tripulação demonstrou um conhecimento incrível e grande controle;, escreveu no Instagram Evgeny Kuivashev, governador da região dos Urais, onde fica a sede da companhia. ;O comandante Damir Iusupov, natural de Yekaterimburgo, na Sibéria, e sua equipe salvaram 233 vidas. São heróis;, completou.
;Tenho pelos pilotos o mesmo agradecimento que tenho a Deus, porque conseguimos pousar e o avião não caiu;, escreveu um passageiro no Twitter. ;Todo mundo está vivo! O piloto é um gênio!”, disse outra viajante, identificada como Olga pelo jornal Komsomolskaia Pravda. Svetlana Babina disse à agência Ria Novosti que ouviu ;um barulho estranho no motor;, pouco depois da decolagem. ;Mas temos de ser justos com o piloto, porque, em uma situação como essa, conseguiu fazer um pouso.;
O Comitê de Investigação russo examina o incidente e o Comitê Intergovernamental de Aviação (MAK) estabeleceu uma comissão especial para analisar as circunstâncias.