Mundo

Disputa política aumenta pressão para eleições antecipadas na Itália

Depois de apenas 14 meses desde a formação do atual governo, a Itália pode estar às portas de uma eleição legislativa antecipada ou de um impasse político mais prolongado

Silvio Queiroz
postado em 19/08/2019 06:00
Matteo Salvini tira selfie com eleitores na Sicília, onde a política de portos fechados aos estrangeiros deu vitória estrondosa ao seu partido
Depois de apenas 14 meses desde a formação do atual governo, a Itália pode estar às portas de uma eleição legislativa antecipada ou de um impasse político mais prolongado ; ambas as possibilidades resultantes da fragmentação partidária, que dificulta a composição de maioria no parlamento. Amanhã, o ministro do Interior e vice-premiê, Matteo Salvini, considerado o homem forte da atual coalizão, deve submeter um voto de desconfiança ao gabinete de coalizão do premiê Giuseppe Conte ; um independente.

Salvini, líder da Liga, de ultradireita, alega divergências com o parceiro, o Movimento Cinco Estrelas (M5S), legenda de protesto criada pelo comediante Beppe Grillo, que tem como líder parlamentar o também vice-premiê Luigi di Maio, titular da pasta do Desenvolvimento Econômico. À parte as diferenças reais, o chefe da Liga faz uma aposta pelo poder. Se o M5S elegeu a maior bancada em 2018, a ultradireita venceu as eleições europeias de maio e hoje lidera as pesquisas de opinião, com cerca de um terço das intenções de voto.

;Por que, então, não se demite?;, questionou uma terceira parte interessada na crise. O ex-premiê Matteo Renzi, do Partido Democrático (PD, centro-esquerda), joga com a possibilidade de unir-se a Di Maio no apoio a uma nova maioria, ou a um governo ;técnico; que evite a convocação imediata de eleições. Atento à disputa cada vez mais ácida entre os (ainda) parceiros de coalizão, bem como ao desconforto do premiê, Renzi reviu o veto assumido no ano passado e iniciou contatos com o M5S.

Embora Salvini tenha invocado inicialmente o veto ao projeto de uma autoestrada, a colisão frontal com Conte se deu em torno da imigração. O ministro do Interior desautorizou o premiê e vetou o acesso a um porto da Sicília de um navio da ONG espanhola Open Arms com 140 estrangeiros. Conte, que havia negociado com parceiros europeus, recorreu a uma carta aberta para condenar a ;deslealdade; do vice-premiê ; ;pela enésima vez, o que não posso aceitar;. Também criticou, com ironia, a ;obsessão de reduzir o tema da imigração à fórmula dos ;portos fechados;;.

O líder da Liga não economizou veneno na resposta, também pública, à ;cartinha; do premiê, e começou por desafiar ;o gentil presidente do Conselho (de Ministros); a ;dizer cara a cara; o que tinha escrito. ;Os italianos me pagam não para fazer o papel da boa alma, mas para defender as fronteiras e garantir a segurança ; essa é a minha obsessão;, prosseguiu Salvini.

No sábado, ele autorizou o desembarque de 27 menores de idade a bordo do navio humanitário, mas o possível recuo não parecia ter qualquer efeito possível na crise de gabinete. Luigi di Maio, o líder do M5S, já em tratativas com Matteo Renzi para um possível acordo com o PD, considerou tardios os acenos a uma recomposição. ;Agora, ele já quebrou os ovos. Cada um é artífice do próprio destino. Boa sorte;, afirmou.


Múltipla escolha


O líder direitista joga com a carta das eleições animado pelas férias de verão passadas na Sicília, onde foi assediado na praia para selfies com um público que deu vitória estrondosa para a Liga nas eleições europeias ; justamente pelo impacto sofrido na ilha com o desembarque de milhares de imigrantes. Mas a convocação antecipada dos italianos às urnas é apenas uma das opções para o presidente Sergio Mattarella, a quem o parlamentarismo italiano dá a primazia para resolver a crise.

O próprio premiê pode se antecipar ao voto de desconfiança e apresentar a demissão. Nesse caso, o chefe de Estado tem autoridade para convidá-lo a tentar recompor a maioria. Ainda que Conte seja derrubado, Mattarella assume as rédeas da situação. Antes de tomar uma decisão, tem a prerrogativa de consultar os líderes partidários para sondar as possibilidades de o parlamento eleger um novo gabinete. É um processo que pode se estender por algumas semanas.

O atual parlamento foi eleito com a expectativa de elaborar e aprovar uma reforma do sistema político-eleitoral capaz de sanar a instabilidade crônica no país. Em nome de cumprir essa missão, ou ao menos de garantir o orçamento para o próximo ano fiscal, o presidente pode ainda recorrer à formação de um governo ;técnico; encarregado de conduzir o processo até 2022. Apenas se nenhuma outra solução se mostrar viável restará ao chefe de Estado a saída de manter Conte à frente de um gabinete demissionário para tocar os assuntos cotidianos até uma nova eleição, mais provavelmente no fim de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação