Mundo

EUA testam míssil de médio alcance após deixar tratado com a Rússia

Tratado de desarmamento nuclear foi assinado entre os dois países no final da Guerra Fria

Agência France-Presse
postado em 19/08/2019 14:47
Teste foi realizado no domingo (18/8), na Ilha de San Nicolas, na costa da Califórnia, às 14h30 local (06h30 horário de Brasília) Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (19/8) que testaram um míssil convencional de médio alcance, depois de sua retirada do tratado internacional INF no início deste mês.

[SAIBAMAIS] O teste foi um sucesso e aconteceu no domingo às 14h30 local (06h30 de Brasília) na ilha de San Nicolas, na costa da Califórnia, oeste do país, informou o Pentágono em um comunicado.

Os Estados Unidos e a Rússia romperam no dia 2 de agosto o tratado de desarmamento nuclear INF, assinado no final da Guerra Fria, em uma decisão que reacende o medo de uma corrida armamentista entre as potências mundiais.

O Tratado de Armas Nucleares de Alcance Intermediário (INF, sigla em inglês) de 1987 limitava o uso de mísseis de alcance intermediário (500 a 5.500 km), tanto convencionais quanto nucleares.

Após o anúncio, o Pentágono informou que os Estados Unidos iriam acelerar o desenvolvimento de novos mísseis terra-ar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação