Mundo

Coreia do Sul vai multar Volkswagen e Porsche por dieselgate

As duas empresas teriam manipulados os motores para disfarçar os níveis de emissão de poluentes

Agência France-Presse
postado em 20/08/2019 15:29
As duas empresas teriam manipulados os motores para disfarçar os níveis de emissão de poluentes A Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira (20/8) que quer levar à Justiça e multar a Volkswagen e a Porsche, no âmbito do escândalo dos motores a diesel manipulados para disfarçar os níveis de emissão de poluentes.

[SAIBAMAIS] O Ministério do Meio Ambiente informou que mais de dez mil veículos vendidos pelas montadoras alemãs na Coreia do Sul entre maio de 2015 e janeiro de 2018 estavam equipados com programas que permitiam manipular os dados de emissões de dióxido de nitrogênio.

Oito modelos de carro - como Audi A6, Volkswagen Touareg e Porsche Cayenne - terão sua certificação revogada, e os fabricantes deverão pagar multas estimadas em 11,5 bilhões de wones (9,5 bilhões de dólares), de acordo com a pasta.

"Temos a intenção de continuar respondendo energicamente no futuro às manipulações das emissões de escapamento", declarou um funcionário do Ministério à imprensa.

Na Alemanha, "a Audi retira os veículos das séries A6 e A7 Sportback desde novembro de 2018, e as taxas de tratamento atualmente são superiores a 90%", indica a fabricante do grupo Volkswagen em um comunicado transmitido à AFP, onde afirma "levar em conta" a decisão das autoridades sul-coreanas.

No fim de julho, o ex-diretor-geral da Audi Ruper Stadler foi enviado à Justiça alemã no âmbito deste escândalo mundial, que veio à tona há quatro anos.

Stadler e outros três diretores e ex-diretores da Audi devem responder na Justiça por "fraude", "emissões de certificados falsos" e "propaganda enganosa" pela venda de 434 mil Volkswagens, Audis e Porsches, equipados com programas que permitiam disfarçar as emissões de dióxido de nitrogênio quando os veículos eram testados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação