Mundo

Balanço de atentado em casamento em Cabul alcança 80 mortos

Tragédia na capital é a mais violenta desde janeiro de 2018, quando os talibãs explodiram uma ambulância, deixando 103 pessoas mortas

Agência France-Presse
postado em 21/08/2019 13:16
Salão de festa em que ocorreu o atentado O atentado suicida executado por um homem-bomba do grupo Estado Islâmico (EI) em um casamento no sábado em Cabul provocou 80 mortes, de acordo com um balanço atualizado divulgado pelo ministério do Interior do Afeganistão.

[SAIBAMAIS] "Pessoas gravemente feridas levadas para o hospital não resistiram", afirmou o porta-voz do ministério, Nasrat Rahimi.

Este foi o atentado mais violento na capital afegão desde o ataque reivindicado pelos talibãs em janeiro 2018, quando uma ambulância explodiu e matou 103 pessoas.

A ação de sábado foi reivindicada pelo braço afegão do EI, que afirmou ter atacado um "grande grupo de apóstatas".

O EI, composto por islamitas radicais sunitas, atacou em diversas ocasiões a comunidade xiita do Afeganistão, da qual as famílias dos noivos fazem parte.

O balanço inicial das autoridades era de pelo menos 63 mortos e mais de 180 feridos.

A potente explosão destruiu grande parte do teto do salão de casamentos, onde centenas de convidados estavam reunidos.

O atentado aconteceu no momento em que a população afegã, exasperada pela violência, aguarda a conclusão de um acordo entre Estados Unidos e talibãs, o que abriria o caminho para negociações de paz entre o governo afegão e os insurgentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação