Mundo

Trump esfria esperanças sobre o comércio na cúpula do G7

O presidente Trump "lamenta apenas não ter aumentado ainda mais as tarifas", diz ironicamente porta-voz Stephanie Grisham

Agência France-Presse
postado em 25/08/2019 12:52
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante cúpula do G7O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esfriou as esperanças de seus parceiros neste domingo (25) na cúpula do G7 na França, descartando qualquer desescalada na guerra comercial com a China e negando qualquer mensagem comum dos sete ao Irã.

Desde a abertura da cúpula no sábado, em Biarritz, à beira do Atlântico, o imprevisível inquilino da Casa Branca pareceu otimista. "Nós tivemos reuniões muito boas, os líderes se entendem muito bem", tuitou esta manhã.

Donald Trump chegou a dar a impressão de ter dúvidas sobre a disputa com Pequim, que assusta seus parceiros, preocupados com o impacto no crescimento global.

"Sua resposta foi muito mal interpretada", disse posteriormente sua porta-voz Stephanie Grisham. O presidente Trump "lamenta apenas não ter aumentado ainda mais as tarifas", disse ironicamente.

Sobre a questão nuclear iraniana, o presidente americana negou qualquer acordo dos sete para enviar uma mensagem comum a Teerã, contradizendo neste ponto o presidente francês Emmanuel Macron. "Eu não discuti isso", declarou a repórteres.

O presidente francês, que tenta aproximar as posições de Washington e Teerã, finalmente afirmou que todos "continuariam a agir, cada um em seu papel", negando qualquer mandato para falar em nome do G7 com Teerã.

A situaçao pode ainda mudar, uma vez que Teerã e a presidência francesa acabam de confirmar a chegada em Biarriz do chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif.

Zarif "chegou em Biarritz, onde acontece o G7, para continuar as discussões a respeito das recentes medidas entre os presidentes do Irã e da França", informou um porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Abbas Mussavi.

Por sua vez, o palácio do Eliseu informou que Zarif viajou para discutir com o seu colega francês Jean-Yves Le Drian, explicando que "nenhum encontro com os americanos está previsto neste momento".

O homem da situação

Sobre outro assunto espinhoso, o Brexit, Donald Trump demonstrou seu apoio ao novo primeiro-ministro britânico Boris Johnson em sua disputa contra os europeus.

"É o homem certo para fazer o trabalho", disse ele em seu primeiro encontro, prometendo-lhe um "grande acordo comercial" assim que Londres deixar a União Europeia (UE).

Com um caloroso abraço, Boris Johnson também afirmou que os dois países concluirão um "fantástico acordo comercial uma vez que os obstáculos sejam removidos".

Sobre a urgência do momento, os incêndios florestais que assolam a Amazônia, os países do G7 estão de acordo em "ajudar o mais rápido possível os países atingidos", segundo afirmou Emmanuel Macron.

"Estamos trabalhando em um mecanismo de mobilização internacional para ajudar esses países com mais eficiência", disse o chefe de Estado.

Os sete líderes também concordaram em "fortalecer o diálogo e a coordenação" na atual crise com a Rússia, mas disseram que é "muito cedo" para reintegrar o país ao G8, segundo uma fonte diplomática.

A Rússia foi excluída do G8 em 2014 após a invasão da Crimeia. Mas Donald Trump é bastante favorável ao seu retorno, ao contrário de seus pares.

Macron, Trump e Johnson também debateram neste domingo com Angela Merkel, Shinzo Abe, Giuseppe Conte e Justin Trudeau sobre o estado da economia global, que mostra sinais preocupantes na Alemanha, China e Estados Unidos, e maneiras de relançar seu crescimento.

A algumas dezenas de quilômetros do local onde os líderes se reúnem, os opositores do G7 não pretendem descansar depois de realizar uma contra-cúpula e uma manifestação no final da semana.

Centenas de manifestantes participaram neste domingo em Bayonne de uma "marcha dos retratos" de Emmanuel Macron, chamando-o de "presidente das repúblicas poluidoras".

Enquanto isso, lideradas por Brigitte Macron, as "primeiras-damas", incluindo Melania Trump, foram descobrir o País Basco, especialmente o vilarejo de Espelette, famoso por sua pimenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação