postado em 26/08/2019 04:05
Quando necessário, o monitoramento da saúde de bebês e crianças fora do hospital é um desafio para os pais. Pensando em uma solução para o problema, um consórcio internacional de cientistas ; incluindo instituições dos Estados Unidos e da Coreia do Sul ; desenvolveu um dispositivo sem fio que permite a vigilância confortável e a longo prazo dos pequenos.
A solução tecnológica transmite dados de eletrocardiograma, frequência cardíaca, frequência respiratória e atividade de movimento para dispositivos portáteis, como um celular ou um tablet, com até 15 metros de distância. Ela é macia e muito adaptável, por isso, gruda na pele como uma tatuagem temporária. Muito sensível, pode obter sinais precisos do usuário em movimento, enquanto ele caminha, corre, pula ou sobe escadas.
;Esse monitor de saúde tem uma vantagem fundamental para crianças pequenas que estão sempre em movimento, já que o dispositivo flexível pode acomodar essa atividade com uma integração macia na pele;, frisa Woon-Hong Yeo, professor-assistente no Departamento de Engenharia Biomédica no Instituto de Tecnologia da Geórgia e principal autor do estudo, publicado na revista Advanced Science.
Para Kevin Maher, cardiologista pediátrico da Children;s Healthcare of Atlanta e integrante da equipe, a avaliação contínua com um monitor de saúde sem fio pode melhorar os exames em crianças e ajudar os médicos a identificar sinais de complicações. ;Isso facilita a intervenção precoce e impede que a doença avance;, frisa.
À prova d;água
O dispositivo sem fio é alimentado por uma pequena bateria recarregável, mas os criadores acreditam que, em versões futuras, será usado um sistema de carregamento de radiofrequência externo. Também se cogita reduzir o tamanho da solução tecnológica e adicionar recursos para medir outros parâmetros relacionados à saúde, como temperatura, oxigênio no sangue e pressão arterial.
Apesar de a tecnologia ser focada para crianças, há a possibilidade de outros grupos serem beneficiados, incluindo adultos mais velhos, que também costumam ter a pele sensível. ;O monitor pode ser usado por vários dias, talvez por até duas semanas. O material é à prova d;água para que a pessoa possa tomar banho enquanto usa. Depois, os componentes eletrônicos podem ser reciclados;, complementa Woon-Hong Yeo.