Mundo

Trump desmente que queira combater furacões com bombas nucleares

Segundo site, durante uma reunião sobre o fenômeno, o presidente dos EUA teria perguntado se era possível interromper a formação de furacões no oceano lançando uma bomba nuclear no olho da tempestade

Agência France-Presse
postado em 26/08/2019 09:41
Donald Trump e Bolsonaro
Washington, Estados Unidos ; O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta segunda-feira que tenha sugerido o lançamento de bombas nucleares em furacões, classificando a notícia divulgada pelo site Axios de "ridícula".

"A história do Axios de que o presidente Trump queria afastar grandes furacões com armas nucleares antes deles chegarem ao litoral é ridícula - eu nunca disse isso - apenas mais uma FAKE NEWS", afirma Trump em sua mensagem.

Segundo uma nota da Axios publicada no domingo, durante uma reunião sobre furacões, Trump teria perguntado se era possível interromper a formação de furacões no oceano lançando uma bomba nuclear no olho da tempestade.

Segundo uma fonte anônima citada pelo site, os participantes deixaram a reunião questionando "o que fazemos com isso?". O Axios não disse quando ocorreu a conversa, mas sua nota afirma que não é a primeira vez que o presidente faz uma sugestão semelhante.

O site menciona um memorando do Escritório de Segurança Nacional (NSC) de 2017, no qual diz que Trump consultou um alto funcionário se eles poderiam bombardear furacões para impedir que tocassem em terra.

Procurada pelo Axios, a Casa Branca não quis comentar a ideia, mas um alto funcionário do governo respondeu que o objetivo do presidente "não é ruim".

Segundo o Axios, Trump já havia pedido pela primeira vez, em 2017, que seu governo bombardeasse os furacões para evitar que eles atingissem o continente.

A ideia de Trump não seria nova, de acordo com o site. Há registros de sugestões semelhantes na década de 1950, formuladas por um cientista do governo ao presidente Dwight Eisenhower.

O consenso entre cientistas é que jogar uma bomba no olho de uma tempestade não faria com que ela desaparecesse, mas isso não impediu que a sugestão voltasse a ser feita. A Agência Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) tem uma página dedicada ao assunto.

"Em toda temporada de furacões, sempre é sugerido que se deve simplesmente usar armas nucleares para tentar destruir as tempestades", disse a NOAA. "Uma bomba não apenas não alteraria a tempestade, mas faria com que os ventos espalhassem rapidamente a radioatividade nas terras próximas", alerta a agência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação