Mundo

Armas nucleares para desviar furacões?

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 27/08/2019 04:05
Enchente depois da passagem do furacão Harvey pelo Texas, em 2015
Em meio à repercussão sobre a proposta de utilizar bombas nucleares para combater furacões, o presidente Donald Trump tratou de desqualificar a informação, publicada anteontem por um site de notícias. ;A história do Axios de que o presidente Trump queria explodir grandes furacões com armas nucleares antes de eles chegarem ao litoral é ridícula. Eu nunca disse isso. Apenas mais uma fake news (notícia falsa)!”, escreveu o republicano no Twitter.

Phil Klotzbach, cientista do Departamento de Ciência Atmosférica da Colorado State University (CSU), adverte que o simples lançamento de uma bomba atômica provocaria implicações maciças no meio ambiente. ;Além disso, a quantidade de energia liberada por um furacão empalidece aquela gerada por uma arma nuclear;, disse ao Correio. As estimativas são de que um grande furacão pode liberar energia equivalente a 10 mil bombas atômicas.

;Existem projetos, como o Stormfury, que tentam modificar os furacões, como por meio da instalação de rotores gigantescos no oceano para resfriar a água, antes da formação dos ciclones tropicais. Tais projetos sofrem com a escala. Atualmente, nós temos apenas um sucesso marginal, semeando nuvens individuais para provocar chuva. Portanto, nossa capacidade de mudar o processo de geração de energia em um furacão é algo questionável;, acrescentou Klotzbach.

De acordo com uma nota publicada pelo Axios no domingo, durante uma reunião sobre furacões, Trump teria questionado se era viável bloquear a formação do fenômeno, no Oceano Atlântico, lançando uma bomba nuclear no olho da tempestade. Uma fonte anônima citada pelo site relatou que os participantes deixaram a reunião questionando: ;O que fazemos com isso?;.

O Axios não disse quando ocorreu a conversa, mas sua nota afirma que não é a primeira vez que o presidente faz uma sugestão semelhante. O site menciona um memorando do Escritório de Segurança Nacional (NSC) de 2017, no qual diz que Trump consultou um alto funcionário se eles poderiam bombardear furacões para impedir que tocassem em terra. Procurada pelo Axios, a Casa Branca não quis comentar a ideia, mas um alto funcionário do governo respondeu que o objetivo do presidente ;não é ruim;.

A ideia de Trump não seria nova, de acordo com o site. Há registros de sugestões semelhantes na década de 1950, formuladas por um cientista do governo ao presidente Dwight Eisenhower. O consenso entre cientistas é que jogar uma bomba no olho de uma tempestade não faria com que ela desaparecesse, mas isso não impediu que a sugestão voltasse a ser feita. A Agência Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) tem uma página dedicada ao assunto. ;Em toda temporada de furacões, sempre é sugerido que se deve simplesmente usar armas nucleares para tentar destruir as tempestades;, lembrou a NOAA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação