Mundo

Vitamina protege

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 01/09/2019 04:06
Os níveis circulantes de vitamina D no organismo podem influenciar os sintomas respiratórios relacionados à poluição do ar em crianças com asma e obesidade, segundo estudo publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology. A pesquisa incluiu 120 meninos e meninas de 5 a 12 anos com asma, moradoras de Baltimore, nos Estados Unidos. O índice de massa corporal (IMC) dos pequenos indicava obesidade, e a exposição média à PM2,5 (partícula poluente) em ambientes fechados foi de 38,2 ;g / m3.

Os resultados mostraram que os níveis séricos mais baixos da vitamina D estão associados a uma piora de sintomas de asma, como dificuldade para respirar, e necessidade de medicamento de resgate nas crianças que moravam em locais com um número alto de poluentes. O contrário é verdade: maior concentração da substância protegeu os meninos e as meninas dos sintomas da doença respiratória, mesmo em ambientes muito poluídos. Esses efeitos, porém, só foram observado em crianças não obesas.

;A proteção oferecida pelo aumento da vitamina D contra os sintomas da asma na população estudada foi observada em casas urbanas extremamente poluídas. O resultado oferece esperança de estratégias futuras que combatam os riscos de poluentes ambientais para populações vulneráveis;, escreveram os autores, que receberam financiamento da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e dos Institutos Nacionais de Saúde norte-americanos. Eles observam, porém, que se trata de um estudo observacional ; que não investiga causa e efeito ;, realizado com um número limitado de participantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação