postado em 05/09/2019 04:06
A adoção de hábitos saudáveis evita o surgimento de uma doença que pode acelerar o envelhecimento: o diabetes tipo 2. Um estudo divulgado na edição de hoje da revista Diabetologia mostra que esse estilo de vida reduz em 75% o risco de ocorrência da complicação metabólica. A equipe da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong, na China, analisou 14 estudos, somando dados de 1,1 milhão de pessoas, para chegar à conclusão.
Entre os comportamentos avaliados estão tabagismo, consumo de álcool, prática de atividade física, peso corporal, qualidade do sono e dieta. Em uma análise combinada dos fatores, os cientistas também constataram que esses hábitos reduzem a possibilidade de surgimento de doença cardiovascular (49%) e o risco de morte por todas as causas (56%). ;Como as complicações do diabetes são a principal causa de doença e morte entre indivíduos com essa doença, são urgentemente necessários a prevenção e o acompanhamento de seus resultados adversos a longo prazo;, defendem os autores da pesquisa, em comunicado.
Presidente do Centro Internacional de Longevidade ; Brasil, Alexandre Kalache explica que o diabético sofre uma espécie de envelhecimento precoce. ;Tudo que se espera que aconteça com uma pessoa que passa dos 75 anos vai acontecer 15, 20 anos antes com quem tem diabetes;, alerta. ;E são problemas graves, como cegueira, insuficiência renal, complicações cardiovasculares.;
Para quem chegou à velhice, uma das dicas é estar atento à alimentação. Segundo Eucinelly Moraes, nutricionista do Longevitá, os cuidados devem ser redobrados. ;O paladar fica menos apurado e há uma menor sensação de sede. Precisamos considerar essas características para garantir um controle glicêmico e tornar a convivência com a doença mais tranquila nessa etapa da vida.; (CS)
;Tudo que se espera que aconteça com uma pessoa que passa dos 75 anos vai acontecer 15, 20 anos antes com quem tem diabetes;
Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade ; Brasil