Mundo

Curtas

postado em 08/09/2019 04:17


REINO UNIDO
Amber Rudd, ministra do Trabalho, renuncia
A crise no Partido Conservador e a pressão sobre o premiê Boris Johnson se intensificaram, na noite de ontem, com o anúncio da renúncia da ministra britânica do Trabalho e da Previdência, Amber Rudd (foto). Ao classificar a expulsão de 21 parlamentares tories (conservadores) de ;um ataque à decência e à democracia;, ela também decidiu abandonar as fileiras do Partido Conservador. ;Não posso permanecer quando bons, leais conservadores moderados são excluídos.; É a segunda baixa importante no Partido Conservador, depois da renúncia de Jo Johnson, irmão caçula de Boris e um dos nomes mais influentes da legenda. Um porta-voz do primeiro-ministro afirmou que o governo está ;decepcionado; com a renúncia de uma ;ministra talentosa;. O Partido Trabalhista, de oposição, afirmou que a demissão de Rudd comprova que o governo está se ;desmoronando;.



Crise nuclear
irã ativa centrífugas e põe acordo em xeque
O Irã anunciou que colocou em funcionamento centrífugas mais modernas para aumentar o estoque de urânio enriquecido, em uma nova fase de redução de seus compromissos nucleares. Apesar disso, a República Islâmica disse que continuará autorizando o acesso dado até agora aos inspetores da ONU, antes de uma visita a Teerã do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Cornel Feruta. O porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behruz Kamalvandi, detalhou as medidas da nova etapa do plano para reduzir os compromissos assumidos por Teerã no acordo sobre o programa nuclear iraniano, assinado em Viena em 2015. A nova fase faz parte da estratégia de represália à decisão dos Estados Unidos de abandonar o pacto em 2018. Kamalvandi disse que 20 centrífugas IR-4 e 20 IR-6 foram ativadas anteontem, enquanto o acordo autoriza Teerã a produzir urânio enriquecido com centrífugas de primeira geração (IR-1). Segundo ele, as centrífugas de quarta e sexta gerações, ;usadas para fins de pesquisa e desenvolvimento, ajudarão a aumentar a reserva; de urânio enriquecido.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação