Mundo

Possibilidade de mais autonomia

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 09/09/2019 04:05
Segundo criadores, o sistema poderá facilitar a excecução de atividades corriqueiras, como o uso de computadores


Os criadores do sistema que facilita a locomoção de pessoas com baixa visão não têm intenção de comercializar a tecnologia. Segundo eles, ela pode ser facilmente replicada, com base nos resultados sinalizados no artigo divulgado na revista Nature. Há, porém, ressaltam, problemas técnicos e de custo que precisam ser resolvidos.

Carlos França, professor adjunto de tecnologias educacionais da Universidade Federal da Fronteira do Sul, em Santa Catarina, considera a adaptabilidade do sistema motivadora para todos aqueles que produzem e consomem soluções tecnológicas. Apesar disso, o também desenvolvedor de software com realidade virtual aumentada acredita que ainda é cedo para afirmar que a tecnologia melhorará a vida dos usuários.

;Não nos esqueçamos de outros efeitos que podem causar a exposição excessiva em certas pessoas. Somente com estudos aprofundados em relação a efeitos colaterais, restrições de uso, acompanhamento médico etc., vamos ter condições de afirmar se as melhorias ocorrerão;, pondera. ;Claro que isso não ofusca os grandes feitos dessa pesquisa nem diminui as expectativas que podemos ter em relação à mesma;, frisa.

O especialista brasileiro destaca que a tecnologia tem valor imensurável para a medicina e, principalmente, para os deficientes visuais. ;O maior benefício de todos é a autonomia. Essas pessoas poderão caminhar dentro de casa, nas ruas e por todos os lugares de forma mais segura. Isso é algo gratificante e que, sem dúvidas, auxiliará na mobilidade delas. Apesar de não prometer a cura da doença, a tecnologia garante a possibilidade de melhoria na qualidade de vida. Certamente, elevará a autoestima dos que têm anomalia das retinas;, aposta.

Isabella Wanderley de Queiroga, professora titular de oftalmologia do Centro Universitário de João Pessoa, ressalta que o sistema traz inovação para a medicina. De acordo com ela, as tecnologias disponíveis são limitadas e exigem grande treino por parte dos pacientes. ;O mais interessante é que essa tecnologia pode estar acessível em dispositivos comercialmente disponíveis, sendo extremamente promissora;, pontua. (CM)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação