Mundo

China isentará produtos americanos de tarifas adicionais

As isenções anunciadas entrarão em vigor em 17 de setembro e serão válidas pelo período de um ano

Agência France-Presse
postado em 11/09/2019 10:42
As isenções anunciadas entrarão em vigor em 17 de setembro e serão válidas pelo período de um anoA China publicou nesta quarta-feira (11) uma lista de produtos americanos que ficarão isentos das tarifas de importação suplementares aplicadas desde o ano passado, poucas semanas antes de novas negociações comerciais entre Pequim e Washington.

Os dois países protagonizam desde 2018 uma guerra comercial que resultou na imposição mútua de tarifas que alcançam bilhões de dólares.

As isenções anunciadas nesta quarta-feira, que entrarão em vigor em 17 de setembro pelo prazo de um ano, afetam 16 categorias de produtos, de pesticidas a lubrificantes, passando por produtos farmacêuticos, informou a Comissão de Direitos Alfandegários da China.

Esta é a primeira vez que o governo chinês publica uma lista de produtos desde que começou a aplicar, ano passado, tarifas adicionais de 25% a uma série de produtos procedentes dos Estados Unidos.

Apesar da medida, Pequim seguirá aplicando tarifas punitivas a produtos agrícolas americanos, como a soja ou a carne de porco.

Apesar das tensões bilaterais, China e Estados Unidos afirmam que o diálogo prossegue: no início de outubro está prevista uma reunião em Washington entre negociadores dos dois países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação