Mundo

Justiça escocesa declara "ilegal" suspensão do Parlamento britânico

Governo de Londres afirmou que vai apelar ao Supremo Tribunal

Agência France-Presse
postado em 11/09/2019 11:03
Ativistas exibem bandeiras da UE e da Escócia em Saltire, em Edimburgo.A Justiça escocesa provocou mais um revés à série de derrotas políticas sofridas pelo primeiro-ministro britânico, ao declarar "ilegal" a decisão de Boris Johnson de suspender o Parlamento até duas semanas antes do Brexit.

O governo de Londres insistiu em que "nada mudou", pois até o momento não foi emitida uma ordem de anulação. E afirmou que vai apelar ao Supremo Tribunal, que segundo analistas deve dar razão a Johnson, devido às diferenças entre os sistemas legais da Escócia e da Inglaterra.

As atividades nas duas câmaras do Parlamento britânico foram suspensas na madrugada de terça-feira, após um debate prolongado e acalorado sobre a saída da União Europeia (UE). Os trabalhos não devem ser retomados até 14 de outubro, duas semanas antes da data prevista para o Brexit.

Johnson justificou a decisão com a necessidade de elaborar e apresentar seu programa de política nacional, uma prática habitual quando acontece uma mudança de governo. Os opositores de um Brexit sem acordo denunciaram a medida, porém, como uma tentativa de atar as mãos dos legisladores.

Cercada de grande pompa, a tradicional cerimônia de suspensão foi boicotada pela grande maioria dos Lordes em sinal de protesto. Alguns deputados gritavam "vergonha", depois de denunciar um "ultraje constitucional".

Nesta quarta-feira, o tribunal de apelação de Edimburgo deu razão aos críticos de Johnson. Por unanimidade, os três juízes consideraram que a medida teve "como objetivo obstruir o Parlamento" e a declararam "ilegal", invalidando a sentença da semana passada de um tribunal de instância inferior.

Na ocasião, o juiz, interpelado por um grupo de 75 deputados de vários partidos, considerou que a decisão era parte do "domínio da política e não poderia ser avaliada com critérios legais, apenas políticos".

Supremo deve decidir

Esta é a primeira vitória judicial dos opositores à polêmica decisão de Johnson. Outras duas ações judiciais foram apresentadas em Belfast e em Londres. A primeira ainda está sendo examinada, enquanto a segunda, rejeitada na semana passada, será analisada pelo Supremo Tribunal em 17 de setembro.

Agora, o Supremo deve se pronunciar também sobre o caso de Edimburgo, em consequência do recurso apresentado pelo Executivo, que se declarou "decepcionado com a decisão".

"O governo do Reino Unido deve apresentar um programa legislativo nacional sólido. A suspensão do Parlamento é a forma legal e necessária de fazer isto", afirmou em um comunicado.

O analista jurídico David Allen Green considera provável que o caso fracasse no próximo estágio.

"A lei escocesa é diferente, às vezes muito diferente da lei da Inglaterra e de Gales. E isto inclui uma abordagem diferente em questões de Direito Constitucional", escreveu no Twitter.

Ele completou que, "por este motivo, a ação foi apresentada na Escócia, onde os juízes e a lei seriam muito mais receptivos".

Para a chefe do governo autônomo escocês, a independentista Nicola Sturgeon, "a decisão judicial de hoje tem um significado constitucional enorme" e o Parlamento deve "ser convocado de novo imediatamente para permitir que continue o trabalho essencial de escrutínio".

Um porta-voz de Downing Street destacou, porém, que, no momento, "nada mudou". Segundo ele, "não se deu nenhuma ordem de anular a suspensão antes da audiência do Tribunal Supremo de terça-feira".

As deliberações da principal instância judicial do país podem demorar vários dias.

Os britânicos decidiram abandonar a UE no referendo de junho de 2016, no qual o Brexit venceu com 52% dos votos.

O país deveria sair do bloco em 29 de março, mas com as diversas rejeições do Parlamento ao acordo de divórcio assinado pela então primeira-ministra, Theresa May, com Bruxelas a data foi adiada duas vezes.

Boris Johnson chegou ao poder em julho com a promessa de concretizar o Brexit em 31 de outubro a qualquer custo. Afirmou que deseja renegociar com Bruxelas, mas que está disposto a uma retirada brutal, se a UE não aceitar suas condições.

Ele também esbarrou na oposição do Parlamento que, antes da suspensão, aprovou em caráter de urgência uma lei para evitar um Brexit sem acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação