Mundo

Estrela de nêutron mais massiva é identificada

postado em 17/09/2019 04:06
Na arte, as ondas de rádio emitidas pelo denso pulsar chegam à Terra
Estrelas de nêutrons ; restos compactados de estrelas massivas que se tornaram supernovas ; são, atrás dos buracos negros, os objetos mais densos do Universo conhecido. Um único cubo de açúcar com material de um objeto como esse pesaria 100 milhões de toneladas na Terra, ou aproximadamente o mesmo que toda a população humana. Embora astrônomos e físicos tenham estudado e se maravilhado com elas há décadas, muitos mistérios permanecem inexplicados.

Agora, uma equipe de astrônomos aproximou mais as estrelas de nêutrons e seus segredos, usando o Green Bank Telescope (GBT) da National Science Foundation (NSF), em Virgínia (EUA). Os pesquisadores descobriram que um pulsar de milissegundo de rotação rápida, chamado J0740 + 6620, é a estrela de nêutrons mais massiva já medida, acumulando 2,17 vezes a massa do Sol em uma esfera de apenas 30km de diâmetro.

Essa medida se aproxima dos limites de quão grande e compacto um único objeto pode se tornar sem se transformar em um buraco negro. Pesquisas recentes envolvendo ondas gravitacionais observadas pela colisão de estrelas de nêutrons pelo consórcio Ligo sugerem que 2,17 massas solares podem estar muito próximas desse limite.

;As estrelas de nêutrons são tão misteriosas quanto fascinantes;, diz Thankful Cromartie, estudante de graduação da Universidade da Virgínia. ;Esses objetos do tamanho de cidades são essencialmente núcleos atômicos gigantescos. Eles são tão grandes que seus interiores adquirem propriedades estranhas. Encontrar a massa máxima permitida pela física e pela natureza pode nos ensinar muito sobre esse domínio inacessível na astrofísica;, afirma Cromartie, principal pesquisador por trás da descoberta.

Raios duplos
Os pulsares recebem esse nome por causa dos raios duplos de ondas de rádio que emitem de seus polos magnéticos. Esses feixes varrem o espaço de maneira semelhante a um farol. Alguns giram centenas de vezes a cada segundo. Como os pulsares rodam com velocidade e regularidade fenomenais, os astrônomos podem usá-los como o equivalente cósmico dos relógios atômicos. Essa cronometragem precisa ajudar os astrônomos a estudar a natureza do espaço-tempo, medir as massas de objetos estelares e melhorar sua compreensão da relatividade geral.

No caso desse sistema binário, descrito na revista Nature Astronomy, a precisão cósmica forneceu um caminho para os astrônomos calcularem a massa das duas estrelas. ;A orientação do sistema estelar binário criou um laboratório cósmico fantástico;, diz Scott Ransom, coautor do artigo. ;As estrelas de nêutrons têm esse ponto de inflexão, onde suas densidades interiores são tão extremas que a força da gravidade supera até a capacidade dos nêutrons de resistir a um colapso adicional. Cada estrela de nêutrons mais massiva que encontramos nos aproxima mais da identificação desse ponto de inflexão e nos ajuda para entender a física da matéria nessas densidades surpreendentes.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação