Mundo

Artistas russos se mobilizam em favor de jovem ator preso e condenado

Pavel Ustinov, de 23 anos, foi condenado por um tribunal russo na segunda-feira por resistir à prisão e causar uma entorse a um policial; o jovem se diz inocente

Agência France-Presse
postado em 18/09/2019 09:16

Artistas russos se mobilizam em favor de jovem ator presoMoscou, Rússia ; Atores, personalidades da televisão, cineastas e outras celebridades russas lançaram uma importante campanha em favor de um ator, condenado a três anos e meio de prisão por confrontos com a polícia. Pavel Ustinov, de 23 anos, foi condenado por um tribunal russo na segunda-feira por resistir à prisão e causar uma entorse a um policial.

O jovem se diz inocente e garante que nem sequer participava da manifestação não autorizada durante a qual foi preso. Com ele, o número de pessoas presas após a onda de protestos que abalou a capital russa neste verão sobe para seis.

Seus amigos descrevem sua sentença como "arbitrária" e o chamam de "preso político". A comunidade artística russa raramente se mobiliza dessa maneira. Desde segunda-feira, várias dezenas de nomes conhecidos no país pediram a libertação de Ustinov e lançaram uma campanha chamada "Eu sou/somos Pavel Ustinov".

O jovem ator recebeu até o apoio do apresentador de televisão pró-governo Pervy Kanal, Maxim Galkin. Vídeos circulando nas redes sociais mostram que o jovem foi preso por um grupo de policiais enquanto conversava ao telefone. Além disso, cerca de 40 padres ortodoxos também pediram a libertação dos manifestantes condenados.

Um porta-voz do Kremlin se recusou a comentar a condenação de Ustinov, mas disse que o presidente Vladimir Putin foi informado do caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação