Mundo

Tubo de ensaio - Fatos científicos da semana

postado em 21/09/2019 04:15
; Segunda-feira, 16
Paleolítico siberiano


Um grupo de arqueólogos encontrou um crânio de leão-das-cavernas (Panthera leo spelaea), animal extinto há 30 mil anos, em Krasnoiarsk, na Sibéria (Rússia), uma área onde os caçadores da Idade da Pedra desmembravam animais, segundo especialistas. A descoberta se deu em um local onde serão construídas novas moradias. Também foram localizadas mais de duas mil ferramentas de trabalho antigas. ;Durante as escavações (...) foi encontrado um material arqueológico e de paleofauna (fauna da Idade da Pedra) interessantes. Tratam-se, principalmente, de ossos de cavalos, renas, veados e bisões. Entre eles, estava a cabeça de leão-das-cavernas, que agora está sendo analisada em laboratório;, relatou Ígor Filátov, representante da organização de Geoarqueologia de Krasnoiarsk, à agência TASS. Segundo o especialista, esse tipo de descoberta, que pertence ao Paleolítico, é rara na Sibéria e na Rússia em geral.


; Terça-feira, 17
Poluição pode chegar à placenta


Estudo publicado na revista Nature Communications mostra que partículas de carbono negro, normalmente emitidas por escapamentos de veículos e usinas a carvão, foram detectadas em placentas, no lado voltado para o feto. De acordo com os especialistas da Universidade Hasselt, em Diepenbeek (Bélgica), envolvidos na pesquisa, a concentração de partículas foi maior nas placentas de mulheres mais expostas a poluentes no ar em sua rotina. ;Nosso estudo fornece evidências convincentes da presença de partículas de carbono negro originárias da poluição do ar na placenta humana;, destacam os cientistas, acrescentando que as conclusões da pesquisa dão uma ;explicação plausível para os efeitos prejudiciais à saúde da poluição desde o início da vida;. A poluição, como se sabe, impacta fortemente na saúde das crianças, com risco de baixo peso no nascimento, o que, no futuro, pode gerar doenças graves. Até agora, porém, não se sabia como isso se dava. Segundo os pesquisadores, ;partículas de carbono negro são capazes de passar dos pulmões das mães para a placenta;.


; Quarta-feira, 18
Consumo ;alarmante; de cigarro eletrônico


Enquanto, no Brasil, fabricantes de cigarros eletrônicos tentam entrar no mercado ; esse produto é proibido pela Anvisa ;, nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou taxas consideradas alarmantes de consumo por adolescentes. Comparado a um ano atrás, alunos das oitava, décima e décima segunda séries aumentaram em até 25% o uso desses vaporizadores de nicotina. ;Esses produtos introduzem a nicotina química altamente viciante para jovens e seus cérebros em desenvolvimento, e temo que estamos apenas começando a aprender os possíveis riscos e resultados para a saúde deles;, ressaltou Nora D. Volkow, principal autora do artigo, publicado no New England Journal of Medicine.


; Quinta-feira, 19
Aparência revelada


Dos denisovanos, cujos primeiros restos foram descobertos em 2008, os cientistas conheciam pouca coisa: dentes, pedaços de ossos e um maxilar inferior. Muito pouco para saber como eram. Mas, agora, por meio do estudo do DNA, pesquisadores israelenses conseguiram dar corpo e rosto a esses hominídeos, nossos antigos primos que desapareceram há 50 mil anos. Sob a coordenação do professor Liran Carmel, pesquisadores da universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveram um método ;85% confiável;. Puderam esclarecer 56 diferenças entre o hominídeo de Denisova e o homem moderno, assim como em relação ao homem de neandertal. O denisovano tinha, por exemplo, uma testa pequena, ao contrário do homem moderno, mas similar à dos neandertais. Carmel espera que o trabalho ajude a autentificar crânios descobertos na China há alguns anos e que parecem, por seu tamanho e aparência, pertencer aos denisovanos.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação