Publicidade

Correio Braziliense

Pompeo se reunirá com Lavrov na ONU

Último encontro entre os dirigentes foi em maio, na Rússia, na tentativa de um acordo bilateral sobre armas nucleares


postado em 22/09/2019 20:58

(foto: Johannes EISELE / AFP)
(foto: Johannes EISELE / AFP)
O chefe da diplomacia americano, Mike Pompeo, deve se reunir com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York, anunciou neste domingo o Departamento de Estado.

Os dois dirigentes se encontraram pela última vez em meados de maio em Sochi, na Rússia. Desde então, Washington e Moscou encenaram a morte de um acordo bilateral para dar fim a mísseis nucleares de alcance intermediário (INF), o que despertou o fantasma de uma nova corrida armamentista. 

O presidente americano, Donald Trump, demonstrou por muito tempo seu desejo de restabelecer relações melhores com seu equivalente russo, Vladimir Putin. Mas esses laços continuam tensos, e o resto do governo americano, com Pompeo à frente, frequentemente lança palavras muito duras contra Moscou, especialmente por seu papel na Ucrânia ou na Síria. 

De acordo com um funcionário de alto escalão americano, os Estados Unidos têm a intenção de aproveitar a reunião anual das Nações Unidas para "neutralizar a influência nociva dos Estados autocráticos", entre os quais, Rússia, Irã, Coreia do Norte, Venezuela, Síria e China. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade