postado em 26/09/2019 04:16
Em um esforço para preservar a reputação de Donald Trump e em resposta à abertura do processo para impeachment, a Casa Branca divulgou ontem a transcrição do telefonema de 30 minutos entre o presidente norte-americano e o colega ucraniano Volodymyr Zelensky, ocorrido em 25 de julho. O documento confirma que Trump pressionou Kiev a trabalhar com o advogado pessoal Rudolph Giuliani para investigar um suposto escândalo de corrupção que envolveria o ex-vice-presidente democrata Joe Biden e o filho Hunter. ;Há muita conversa sobre o filho de Biden, que (Joe) Biden impediu a investigação, e muita gente quer saber sobre isso. Então, o que você puder fazer com o procurador-geral seria ótimo;, afirmou Trump, segundo a transcrição (leia Trechos). ;Biden se gabava de ter parado a investigação. Então, se você puder investigar... Isso parece horrível para mim;, insistiu.
No fim da tarde, Richard Blurr, presidente do Comitê de Inteligência do Senado, recebeu o relatório do informante de inteligência que denunciou o teor da ligação entre Trump e Zelensky. O senador democrata Mike Quigley disse à TV CNN que leu o relatório e o classificou de ;profundamente perturbador;. ;É um documento extraordinariamente detalhado e muito bem elaborado;, antecipou. Por sua vez, o democrata Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, advertiu que a transcrição do telefonema ;reflete uma conversa muito mais incriminatória do que eu ou muitos outros imaginávamos;.
Enquanto Blurr revisava o conteúdo, Trump reuniu a imprensa e partia para a defensiva. ;Eu não ameacei ninguém. É tudo uma grande fraude;, declarou. ;É uma brincadeira. Impeachment por algo assim? Quando você tem uma conversa estupenda? Foi bonito. Foi somente uma conversa perfeita;, acrescentou. O magnata republicano acusou os democratas de dividirem e debilitarem os Estados Unidos. ;O novo presidente da Ucrânia persegue a corrupção, muita corrupção. (;) Não houve qui pro quo (dar algo em troca de algo), mas isso aconteceu com os Biden;, disse Trump.
Por meio de novo comunicado à imprensa, Joe Biden considerou uma ;tragédia; o comportamento de Trump e ;uma afronta a cada americano e aos valores fundamentais do país;. ;Isso não é um assunto republicano ou democrata. É um tema de segurança nacional. É um teste para nossos valores democráticos. O Congresso deve perseguir os fatos e rapidamente tomar uma ação para responsabilizar Donald Trump;, cobrou o potencial adversário do presidente nas eleições de 2020.
Sob condição de anonimato, um ex-procurador federal dos Estados Unidos avaliou que a divulgação da transcrição do diálogo entre Trump e Zelensky foi ;extremamente ruim; para o presidente norte-americano. ;Até agora, a maioria dos senadores republicanos tem resistido a um eventual julgamento do presidente. Se a pressão política for construída, é possível que alguns senadores republicanos votem pela remoção de Trump;, explicou. No entanto, ele disse que seria necessário um racha no Partido Republicano, com mais de 20 senadores governistas, e todos os democratas votando pela destituição.
Especialistas
Professor de direito da Universidade de Yale e autor de Revolutionary constitutions (;Constituições revolucionárias;, pela tradução livre), Bruce Ackerman admitiu ao Correio que, a curto prazo, as consequências do processo para impeachment serão ;muito desestabilizadoras;. ;Trump provavelmente responderá à investigação fabricando crises internacionais para desviar a atenção da opinião pública. Isso pode facilmente causar confrontos militares na Península Coreana, no Irã, no Estreito de Taiwan, nos países bálticos ou na Venezuela. À exceção desse último caso, o comportamento errático de Trump pode levar a uma guerra nuclear.;
Para James Naylor Green, historiador da Brown University (em Rhode Island), o conteúdo da transcrição divulgada ontem pela Casa Branca é ;muito grave;. ;Ele mostra que Trump usou o Salão Oval e o seu advogado pessoal Rudolf Giuliani para pressionar o governo ucraniano a investigar Biden e o filho. Os rumos do processo para impeachment dependerão do conteúdo do relatório do informante de inteligência. Se os fatos forem claros, esta será uma grave violação da lei e base para o afastamento do presidente;, comentou à reportagem. ;Uma coisa era argumentar que Trump ficou surpreso com a interferência dos russos nas eleições de 2016 e não esteve diretamente envolvido, a outra é ter encorajado ativamente um chefe de Estado a investigar o seu adversário político.;
A percepção de Trump de que a divulgação da conversa com Zelensky teria efeito positivo saiu pela culatra, na opinião de Mark Rozell, reitor da Faculdade de Política e de Governo da Universidade George Mason, em Fairfax (Virgínia). ;Isso tornou as coisas muito piores. No entanto, a transcrição, por si, não é suficiente para empurrar os senadores republicanos rumo ao impeachment. Eles vão querer seguir as evidências adicionais que emergirem da investigação, e isso tende a demorar. Apenas o tempo dirá se o caso contra o presidente é substancial o bastante para que os republicanos no Senado considerem seriamente removê-lo do cargo;, disse.
;Isso não é um assunto republicano ou democrata. É um tema de segurança nacional. É um teste para nossos valores democráticos.
O Congresso deve perseguir os fatos e rapidamente tomar uma ação para responsabilizar Donald Trump;
Joe Biden, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e potencial adversário de Trump nas eleições de 2020
;A transcrição da ligação reflete uma conversa muito mais incriminatória do que eu ou muitos outros imaginávamos;
Adam Schiff, democrata, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes
Eu acho...
;Ainda que as ações de Donald Trump sejam ofensas dignas de impeachment, sob a Constituição, eu acredito ser imprudente avançar nesse processo, dado o perigo muito sério de uma catástrofe nuclear.;
Bruce Ackerman, professor de direito da Universidade de Yale e autor de Revolutionary Constitutions (;Constituições Revolucionárias;)
;É preciso ter em mente que, no começo da investigação para impeachment de Richard Nixon, poucas pessoas apoiavam a ideia. Ainda é muito prematuro prever e muito dependerá das evidências.;
James Naylor Green, professor de história da Brown University (em Rhode Island)
A ligação explosiva
Veja as declarações mais polêmicas de Trump no telefonema ao líder ucraniano
Zelensky
(;) Estamos abertos para qualquer cooperação no futuro. Estamos prontos para abrir uma nova página sobre a cooperação nas relações entre os Estados Unidos e a Ucrânia. (;) Eu pessoalmente direi a você que um dos meus assistentes conversou com o senhor Giuliani (Rudolph Giuliani, advogado de Trump) recentemente e esperamos muito que o senhor Giuliani seja capaz de viajar à Ucrânia e o encontraremos uma vez que ele venha. (;) Também pretendo me cercar de grandes pessoas e, em relação a essa investigação, garanto, como presidente da Ucrânia, que todas as investigações serão realizadas de maneira aberta e franca. Posso garantir isso a você.
Trump
Bom, porque eu escutei que vocês tinham um promotor muito bom e ele foi afastado, e isso é realmente injusto. (;) O senhor Giuliani é um homem altamente respeitado. Ele foi o prefeito de Nova York, um grande prefeito, e eu gostaria que ele lhe telefonasse. Vou pedir-lhe que ligue para você junto com o procurador-geral. Rudy sabe muito bem o que está acontecendo e é um cara muito capaz. (;) A outra coisa, há muita conversa sobre o filho de Biden, que (Joe) Biden (ex-vice-presidente) impediu a investigação, e muita gente quer saber sobre isso. Então, o que você puder fazer com o procurador-geral seria ótimo. Biden se gabava de ter parado a investigação. Então, se você puder investigar... Isso parece horrível para mim.
(;)
Trump
Giuliani telefonará para você e também solicitarei ao procurador-geral (Bill) Barr e iremos ao fundo disso. Tenho certeza de que você descobrirá.
(;)
Trump
(;) Bem, muito obrigado. Eu direi a Rudy e ao procurador-geral Barr para lhe telefonarem. Obrigado. Quando quiser vir à Casa Branca, sinta-se livre para chamar. Dê-nos uma data e trabalharemos nisso. Estou ansioso por vê-lo.