Mundo

Presidente chinês promete respeitar a autonomia de Hong Kong

Nos últimos quatro meses Hong Kong virou cenário de manifestações para exigir reformas democráticas e denunciar a crescente interferência de Pequim

Agência France-Presse
postado em 30/09/2019 08:58

Presidente da China, Xi Jinping.O presidente chinês Xi Jinping prometeu nesta segunda-feira (30) respeitar a autonomia de Hong Kong e manter o princípio aplicado à ex-colônia britânica de "um país, dois sistemas", após meses de manifestações pró-democracia neste território.

Em uma recepção em Pequim na véspera das celebrações do aniversário de 70 anos de fundação da China comunista, Xi disse que seu país "seguirá aplicando íntegra e fielmente o princípio de ;um país, dois sistemas;", assim como um "elevado grau de autonomia" em Hong Kong.

Esta região do sul da China vive desde junho sua crise política mais grave desde sua devolução a Pequim em 1997.

Nos últimos quatro meses Hong Kong virou cenário de manifestações quase diárias para exigir reformas democráticas e denunciar a crescente interferência de Pequim.

Sob o princípio "um país, dois sistemas", vigente até 2047, Hong Kong goza em teoria de certas liberdades que os cidadãos do restantes da China não desfrutam, como a liberdade de expressão, o acesso sem restrições à internet e a independência judicial.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação