postado em 03/10/2019 04:13
Saber quanto pesa uma baleia viva não é uma tarefa simples. Pesquisadores do Aarhus Institute of Advanced Studies, na Dinamarca, e do Woods Hole Oceanographic Institution, nos Estados Unidos, desenvolveram uma maneira de estimar com precisão o peso desses grandes mamíferos usando imagens feitas por drones. O método inovador, detalhado na revista British Ecological Journal Methods in Ecology and Evolution, poderá ser usado por pesquisadores para aprofundar estudos sobre a fisiologia e a ecologia deses animais.;Conhecer a massa corporal de baleias de vida livre abre novos caminhos de pesquisa;, frisa, em comunicado, Fredrik Christiansen, principal autor do estudo. Segundo o cientista, o método permitirá, por exemplo, analisar o crescimento de indivíduos idosos para calcular o aumento da massa corporal ao longo do tempo e os requisitos de energia para o seu crescimento. ;Também poderemos analisar os requisitos diários de energia das baleias e calcular a quantidade de presas que elas precisa consumir; diz.
Para testar o método, a equipe tirou fotos aéreas de 86 baleias na costa da Península Valdés, na Argentina. A partir das imagens, obtiveram medidas de comprimento, largura e altura dos animais. Até agora, a única maneira de obter dados desse tipo era pesando indivíduos mortos ou encalhados.
Os cientistas acreditam que, ajustando os parâmetros do modelo, será possível utilizá-lo para estimar o tamanho de outros mamíferos marinhos, como as focas e os golfinhos. ;Essa nova abordagem permitirá, agora, finalmente incluir essa variável central em estudos futuros de baleias de vida livre;, enfatiza Fredrik Christiansen.