Mundo

Boris Johnson avisou Macron que não haverá adiamento do Brexit

Johnson disse ao presidente francês em uma conversa por telefone que "a UE não deve acreditar, erroneamente, que o Reino Unido pode permanecer na UE depois de 31 de outubro".

postado em 06/10/2019 19:40
Johnson disse ao presidente francês em uma conversa por telefone que Londres, Reino Unido -O primeiro-ministro britânico Boris Johnson advertiu o presidente francês Emmanuel Macron que não haverá adiamento do Brexit, marcado para 31 de outubro, indicando que esta é a "última chance" de alcançar um acordo, informou neste domingo um porta-voz de Downing Street.

Johnson disse ao presidente francês em uma conversa por telefone que "a UE não deve acreditar, erroneamente, que o Reino Unido pode permanecer na UE depois de 31 de outubro".

Ele reiterou que não pedirá outro adiamento do Brexit, embora uma lei recentemente aprovada pelo Parlamento britânico o obrigue a solicitá-lo se não chegar a um acordo com a UE.

Esta lei foi descrita como um "ato de capitulação" por Boris Johnson, que acredita que enfraquece a posição britânica nas negociações do Brexit.

"O Reino Unido fez uma oferta grande e importante, mas é hora da Comissão (Europeia) mostrar vontade de se comprometer", disse uma fonte de Downing Street.

E advertiu: "Se esse não for o caso, o Reino Unido sairá sem acordo. A lei de capitulação e seus autores comprometem as negociações, mas se os líderes europeus estiverem apostando que isso impedirá um ;no deal;, será um erro de compreensão histórico", acrescentou esta fonte.

Boris Johnson apresentou na quarta-feira seu plano de Brexit, recebido com ceticismo por Bruxelas, que viu vários pontos "problemáticos".

Ele conversou neste final de semana com vários líderes europeus, incluindo seus colegas finlandês, holandês e português e o presidente francês.

Johnson garantiu a Macron que seu projeto teve o apoio de parlamentares, ao contrário do acordo do Brexit negociado pela ex-primeira-ministra Theresa May, rejeitado três vezes pelo Parlamento.

O presidente francês, por sua vez, disse a Boris Johnson que um balanço das negociações seria feito "no próximo fim de semana para avaliar se um acordo é possível" sobre o Brexit, segundo o palácio do Eliseu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação