Agência France-Presse
postado em 08/10/2019 10:20
O governo irlandês criou um fundo com 1,2 bilhão de euros (1,3 bilhão de dólares) para sustentar sua economia se houver um Brexit sem acordo, anunciou o ministro das Finanças Paschal Donohoe nesta terça-feira (8/10), ao apresentar o orçamento para 2020.
"Essa lei do orçamento foi particularmente difícil de elaborar", disse Donohoe, cujo país será o principal afetado no caso de um Brexit brutal, sem acordo, pois terá conseqüências potencialmente devastadoras para setores importantes de sua economia, como a agricultura.
"O Brexit é o risco mais urgente e imediato para nossa economia", disse ele.
"Em resposta, hoje anuncio um pacote de mais de 1,2 bilhão de euros, que não inclui financiamento da UE", afirmou ainda aos deputados.
[SAIBAMAIS]Metade desse dinheiro será injetado em setores como agricultura ou turismo para ajudá-los a absorver o choque, segundo Donohoe.
Um Brexit sem acordo, que restabeleceria uma fronteira física entre a Irlanda - país membro da UE - e a província britânica da Irlanda do Norte, poderá deixar 55.000 irlandeses desempregados e colapsar o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 6% , de acordo com dados do governo.
Em nível político, o retorno da fronteira ameaçaria o frágil processo de paz lançado pelo acordo da Sexta-feira Santa, que em 1998 encerrou três décadas de sangrento conflito na Irlanda do Norte.