Mundo

Sete baleias morrem encalhadas em praia na Indonésia

Moradores encontraram 17 baleias em uma praia próxima e conseguiram salvar dez delas

Agência France-Presse
postado em 12/10/2019 11:32
Moradores encontraram 17 baleias em uma praia próxima e conseguiram salvar dez delasForam encontradas 17 baleias-piloto encalhadas em uma praia da Indonésia - informou neste sábado (12) o diretor da agência de conservação marinha, Ikram Sangaji, acrescentando que sete delas não resistiram.

Na sexta-feira, moradores da localidade de Menia Village encontraram 17 baleias em uma praia próxima e conseguiram salvar dez delas, de três a quatro metros de comprimento, mas sete morreram, relatou Sangaji.

"Têm alguns ferimentos por seu contato com as rochas", disse ele à AFP.

Sangaji acrescentou que os ferimentos nas baleias indicam que não foram tratadas da forma adequada durante o resgate.

Seis dos animais foram enterrados em uma cerimônia tradicional, enquanto uma foi separada pelos moradores para aproveitarem sua carne, completou Ikram Sangaji.

Amostras dos animais foram coletadas para se investigar a causa do encalhe.

Segundo ele, em 2012, foram encontradas mais de 40 baleias encalhadas na praia de Kolo Udju, na costa de Menia Village, em East Nusa Tenggara.

As contracorrentes dessa praia são um perigo para as baleias, que podem ficar mais facilmente encalhadas nos recifes pelo movimento das ondas, completou Sangaji.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação