Mundo

Londres e a UE na contagem regressiva

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 16/10/2019 04:16
O chefe dos negociadores europeus, Michel Barnier: maratona de reuniões

Delegações do governo britânico e da União Europeia (UE) seguem até amanhã em uma maratona frenética de negociações até a reunião de cúpula em que os governantes dos 27 países do bloco deverão examinar um possível acordo para o Brexit ; a saída do Reino Unido, a ser efetivada no próximo dia 31. O chefe dos negociadores da UE, Michel Barnier, deve apresentar hoje aos embaixadores dos países-membros os resultados de um encontro com o ministro extraordinário de Londres para o Brexit, Steve Barclay, na busca de aparar as últimas arestas para que uma proposta seja levada aos chefes de Estado e de governo. Caso aprovada, ela será examinada com urgência pelo parlamento britânico ; possivelmente, em sessão extraordinária no sábado.

;As conversações não pararam durante o fim de semana e na segunda-feira. E, embora pareça cada vez mais difícil, é possível alcançar um acordo esta semana;, disse Barnier ao chegar a Luxemburgo para uma reunião com os chanceleres do bloco. Pelo lado europeu, a expectativa era de que uma proposta final para o acordo pudesse receber hoje o sinal verde da Comissão Europeia (CE, o braço executivo da UE) e ser encaminhada à cúpula de quinta e sexta-feira em Bruxelas.

Em Londres, o porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson, partidário incondicional do Brexit, reconheceu os avanços feitos, mas tratou de moderar o otimismo sobre as possibilidades de acordo. ;As conversas continuam sendo construtivas, mas resta trabalho a fazer;, comentou. Uma lei aprovada pelo parlamento no mês passado deternina que o governo solicite novo adiamento do Brexit, caso não consiga a aprovação dos deputados para um acordo até este sábado. Johnson, porém, insiste em concretizar a separação no prazo fixado.

Fontes do gabinete, citadas pela emissora britânica BBC, sugeriram que poderia ser negociada uma saída pela qual o Brexit sofreria um ;adiamento técnico; para a adequação de detalhes no texto. A medida evitaria um ;divórcio; sem acordo, de consequências econômicas temidas por ambas as partes.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação