Mundo

Turquia aceita trégua de Trump

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/10/2019 04:06
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou ontem como uma vitória diplomática de seu governo a resposta positiva da Turquia ao pedido de suspender temporariamente a ofensiva contra os combatentes da minoria étnica curda no norte da Síria. A proposta foi levada a Ancara pelo vice-presidente americano, Mike Pence, e pelo secretário de Estado Mike Pompeo, que se reuniram com o presidente Recep Tayyyip Erdogan.

A fórmula aceita pelo governo turco prevê um cessar-fogo de cinco dias para que os curdos se retirem da região, informou Pence. Uma vez concluída a retirada, a trégua passará a ser permanente. ;Os curdos estão incrivelmente felizes com essa solução;, tuitou Trump. O presidente foi muito criticado, nos EUA, por ter ordenado a saída das forças dos EUA que permaneciam na área depois de terem combatido, ao lado dos curdos, o Estado Islâmico.

;Estamos dispostos a respeitar o cessar-fogo;, anunciou o comandante militar curdo Mazloum Abdi, em nome das Forças Democráticas Sírias. Desde o início da incursão turca, no último dia 9, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), contabiliza cerca de 500 mortos, entre eles uma centena de civis, e 300 mil refugiados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação