Mundo

Legisladores de Europa e EUA condenam operação turca na Síria

Parlamentares da Europa e dos EUA defendem que a retirada repentina de tropas americanas da Síria e a ação militar da Turquia no país vão resultar na volta do terrorismo islâmico

Agência France-Presse
postado em 18/10/2019 19:31
[FOTO1]Parlamentares de Europa e Estados Unidos se uniram nesta sexta-feira para condenar a operação militar turca no nordeste da Síria e a retirada das tropas americanas da região, advertindo que isto provocará o ressurgimento do terrorismo islâmico.

Os presidentes dos comitês de Relações Exteriores dos parlamentos britânico, francês, alemão, da União Europeia e da Câmara de Representantes dos Estados Unidos qualificaram a incursão da Turquia de "agressão militar" e violação da lei internacional.

"Condenamos conjuntamente nos mais duros termos a ofensiva militar turca no nordeste da Síria", disseram os legisladores, incluindo Tom Tugendhat, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns do Parlamento britânico, e Eliot Engel, líder da Comissão de Assuntos Externos da Câmara de Representantes dos EUA.

Norbert Rottgen, do Parlamento alemão; Marielle de Sarnez, da Assembleia Nacional da França; e David McAllister, do Parlamento Europeu, também assinaram a declaração.

Os parlamentares também criticaram diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela súbita retirada das tropas americanas do nordeste da Síria, e "lamentaram profundamente" o abandono das forças curdas, que tiveram um papel fundamental na vitória sobre os jihadistas do Estado Islâmico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação