Mundo

Tubo de ensaio

Fatos científicos da semana

postado em 19/10/2019 04:05
[FOTO1]
; Segunda-feira, 14
Proteção imunológica

Cientistas da Universidade de Queensland e da Universidade de Massachusetts detectaram um tipo de imunidade que protege o DNA de coalas de vírus. Segundo eles, além da importância para a sobrevivência da espécie, a descoberta aumenta a compreensão fundamental sobre a evolução. Os genomas de todos os animais, incluindo humanos, têm uma grande quantidade de sequências virais que são resultado de infecções ocorridas milhões de anos atrás. O coala é a única espécie na qual há um retrovírus que infecta as células germinativas, as que fazem espermas e óvulos. Isso significa que eles nascem, no genoma, com o retrovírus A coala, os fazendo mais suscetíveis a doenças como clamídia e câncer. Porém, os cientistas descobriram agora que as células germinativas conseguem distinguir a sequência do DNA de um vírus invasor; ou seja, o retrovírus A coala é, na verdade, uma arma imunológica.



; Terça-feira, 15
Adeus ao ;pedestre espacial;

Centenas de pessoas, entre elas veteranos russos e americanos da exploração espacial, deram adeus ao cosmonauta soviético Alexei Leonov, o primeiro homem a realizar uma caminhada no espaço, em 1965. Ele morreu na semana passada, aos 85 anos. O caixão, coberto com a bandeira russa e rodeado de flores, foi cercado por soldados. Em 19 de março de 1965, o cosmonauta realizou, a partir de sua nave Voskhod 2, a primeira saída de um homem ao espaço exterior, o que lhe rendeu o apelido de primeiro ;pedestre espacial;.



; Quarta-feira, 16
Perigo para cães

As refeições com carne crua, cada vez mais populares entre tutores de cães e gatos, podem estar cheias de bactérias resistentes a vários medicamentos, representando um sério risco para animais e seres humanos, advertiram cientistas da Universidade de Zurique. Três quartos de amostras coletadas e testadas na Suíça excederam os limites recomendados para bactérias conhecidas como causadoras de infecções gastrointestinais e mais da metade tinha agentes infecciosos resistentes às medicações projetadas para matá-los. As vendas de comida crua para animais domésticos ; também conhecida como ;comida crua biologicamente apropriada; ou BARF ; disparou nos últimos anos. Atribuem-se a dietas como as do paleolítico benefícios como aumentar a vitalidade e a humanidade caninas, mesmo com poucos estudos que sustentem essas alegações.



; Quinta-feira, 17
Criatura misteriosa

O Zoológico de Paris recebeu um curioso organismo unicelular que será apresentado, pela primeira vez, na cidade. Ele não tem boca, estômago ou cérebro, mas se alimenta, se locomove e tem capacidade mnemônica. Trata-se do blob, que, além disso, é quase imortal e tem nada menos que 720 aparelhos sexuais. O Physarum polycephalum é uma massa esponjosa, amarela e viscosa. Não é animal, planta, nem mesmo fungo, mas um organismo primitivo, que apareceu há 500 milhões de anos, antes do reino animal. Embora unicelular, tem vários núcleos, o que permite que se multiplique ou se divida indefinidamente.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação