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Reproduzindo a caminhada

postado em 21/10/2019 04:19
Pesquisadores japoneses desenvolveram um sistema de caminhada virtual que registra uma pessoa andando e reproduz as sensações para outro indivíduo. O compartilhamento ocorre por meio de uma medida computacional chamada fluxo óptico oscilante e pelas vibrações nos pés de quem, de fato, se movimenta. A solução poderá ser usada, por exemplo, em ferramentas de turismo virtual. Detalhes do trabalho foram apresentados na revista britânica de i-Perception.

Caminhar envolve uma série de sensações, como visão, toque e audição, além de executar comandos e ações motoras. Portanto, é um desafio desenvolver um sistema de realidade virtual capaz de reproduzir as sensações ligadas a esse movimento tão trivial. Para realizar essa tarefa, a equipe de pesquisa japonesa desenvolveu um sistema de caminhada virtual com foco no fluxo óptico, uma espécie de visão do indivíduo capturada pelo computador, e nas vibrações dos pés.

O sistema proposto contém um monitor montado na cabeça do usuário e quatro vibradores presos aos calcanhares e à frente dos pés. Com o conjunto, é possível capturar o fluxo óptico oscilante do caminhante, por meio de um par de câmeras estéreo, e registrar o tempo dos pés atingindo o chão, usando quatro microfones embutidos nos sapatos.

Sincronia

Nos experimentos, a apresentação sincronizada de oscilações visuais e vibrações dos pés foi fundamental para aprimorar a experiência virtual de caminhada. Segundo os criadores, os resultados confirmam que a estimulação tátil nos pés por passos é eficaz para melhorar as sensações de caminhada virtual.

;A sensação tátil na sola do pé pode induzir uma sensação de pseudocaminhada. A presente pesquisa demonstrou evidências psicológicas para isso. Os achados sugerem que a extensão e a representação do espaço pode ser ativada estimulando as solas dos pés na ausência de ação do corpo, o que pode acionar automaticamente uma programação motora no cérebro para caminhar, levando a uma mudança na cognição espacial ao redor do corpo;, detalha Tomohiro Amemiya, pesquisador da Universidade de Tóquio e um dos autores do estudo.

Segundo os criadores, o sistema de caminhada virtual pode reproduzir as experiências ligadas a esse movimento em lugares distantes. ;Gostaríamos de desenvolver ainda mais o sistema permitindo que as pessoas andem em lugares exóticos, como a Lua ou o fundo do oceano, e, possivelmente, melhorando a qualidade de vida de pessoas com dificuldades de locomoção; ilustra Tomohiro Amemiya. ;Essa pesquisa é o primeiro passo para alcançar esses objetivos. Assim, temos o plano de criar a sensação virtual de caminhar usando modalidades limitadas, como visão e sensações táteis.;

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