Mundo

Morales vai à disputa do segundo turno, apesar de reivindicar vitória

A lei diz que é preciso vencer no primeiro turno, quando o candidato obtém mais de 40% dos votos e 10 pontos de diferença no segundo

Agência France-Presse
postado em 24/10/2019 11:12
[FOTO1]O presidente Evo Morales disse nesta quinta-feira (24/10) que está disposto a disputar um segundo turno com o adversário Carlos Mesa, apesar de já ter reivindicado sua vitória no primeiro turno nas eleições gerais da Bolívia.

"Se o resultado final disser que vamos para o segundo turno, iremos (mas) se o cálculo oficial disser que não há segundo turno, respeitaremos, e o defenderemos", afirmou o presidente, lembrando que é necessário concluir em 100% da contagem de votos e que os números podem variar.

Segundo o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), com 98,54% de apuração, Morales soma 46,85% dos votos, seguido por Mesa com 36,68%.

A lei diz que é preciso vencer no primeiro turno, quando o candidato obtém mais de 40% dos votos e 10 pontos de diferença no segundo.

Mais cedo, Morales anunciou ter vencido as eleições gerais no primeiro turno.

[SAIBAMAIS]"Boas notícias ... Nós já vencemos no primeiro turno", disse Morales em entrevista coletiva.

Na véspera, o oponente disse que não reconheceria os resultados do Supremo Tribunal Eleitoral, que ele acusa de ter manipulado os votos para favorecer o candidato oficial.

Mesa também anunciou a formação de uma "Coordenação de Defesa da Democracia", com o objetivo de pressionar para que haja um segundo turno.

O objetivo da aliança com os partidos da direita e líderes centristas é "conseguir que se cumpra a vontade popular de definir a eleição presidencial no segundo turno", destacou em uma nota publicada no Twitter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação