Mundo

Vida do fundador do WikiLeaks corre perigo, diz especialista da ONU

O relator disse estar preocupado ''com a contínua deterioração da saúde de Julian Assange desde que ele foi preso e detido no início deste ano" e que "sua vida agora está em perigo''

Agência France-Presse
postado em 01/11/2019 11:16
[FOTO1]O tratamento dado a Julian Assange, atualmente preso no Reino Unido e ameaçado de extradição para os Estados Unidos por acusações de espionagem, está colocando sua vida em perigo afirmou nesta sexta-feira (1/10), o especialista independente da ONU para temas de tortura, Nils Melzer.

O relator disse estar preocupado "com a contínua deterioração da saúde de Julian Assange desde que ele foi preso e detido no início deste ano" e que "sua vida agora está em perigo".

"A menos que o Reino Unido mude urgentemente de rumo e melhore sua situação humanitária, a exposição contínua de Assange a arbitrariedades e abusos poderá em breve lhe custar a vida", alertou.

Acompanhado por vários médicos, Melzer, professor de Direito Internacional, visitou o australiano, fundador do WikiLeaks, em sua prisão em Londres em maio. A visita aconteceu um mês depois de Assange ser preso na embaixada no Equador, onde ele estava refugiado há anos.

[SAIBAMAIS]Após a visita, Melzer relatou que Assange sofria de "males físicos" e que apresentava "todos os sintomas típicos da exposição prolongada à tortura psicológica, além de ansiedade crônica e intenso trauma psicológico".

Desde então, o especialista não viu Assange novamente, mas tem informações sobre sua saúde.

"Assange continua detido em condições de opressão, isolamento e vigilância", afirmou Melzer.

Em 2012, Assange, então investigado na Suécia por um caso de estupro, refugiou-se na embaixada equatoriana em Londres para evitar extradição para este país, ou para os Estados Unidos, onde é acusado de espionar e vazar documentos secretos através de sua plataforma on-line WikiLeaks.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação