Mundo

Pompeo lamenta avanços 'muito lentos' com Coreia do Norte

Secretário americano Mike Pompeo diz que negociações sobre o desarmamento nuclear com a Coreia do Norte não avançou o suficiente; debates bilaterais estão suspensos desde fevereiro

Agência France-Presse
postado em 01/11/2019 19:23
[FOTO1]O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, lamentou nesta sexta-feira que os avanços nas negociações sobre o desarmamento nuclear com a Coreia do Norte sejam "muito lentos", um dia depois de dois novos testes de mísseis por Pyongyang.

Pompeo estimou que os dois projéteis não identificados informados pelo exército sul-coreano eram "similares aos que (os norte-coreanos) dispararam anteriormente".

Pyongyang multiplicou nos últimos meses os disparos de mísseis balísticos de curto alcance, cuja importância foi minimizada pelo presidente americano, Donald Trump, apesar de que altos responsáveis de seu governo denunciaram "provocações".

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, "se comprometeu a desnuclearizar" seu país e "estamos negociando" para alcançar esse resultado, recordou o chefe da diplomacia americana em uma entrevista à rádio do Kansas.

"Os avanços foram muito lentos", acrescentou, ressaltando que ainda tem "uma boa esperança" de chegar a "um bom resultado nos próximos dias".

As negociações bilaterais, impulsionadas após a primeira e histórica cúpula entre Trump e Kim em junho de 2018, estão suspensas desde o fracasso do segundo encontro entre ambos, em fevereiro passado.

Uma terceira cúpula, em junho, e depois uma reunião entre negociadores, no começo de outubro, não conseguiram relançá-las.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação