Mundo

O impacto das dietas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/11/2019 04:15
A adoção de dietas saudáveis poderá reduzir significativamente o impacto ambiental da agricultura e da produção de alimentos, mostra estudo das universidades de Minnesota e de Oxford. O relatório, publicado na revista Pnas, conclui que alimentos que fazem bem à saúde são os que influenciam menos o meio ambiente, enquanto que outros, como a carne vermelha, podem ser especialmente prejudiciais para ambos.

A equipe investigou como o consumo de 15 grupos alimentares está, em média, associado a cinco resultados distintos para a saúde e cinco aspectos da degradação ambiental. Quase todos os alimentos associados a uma melhora na saúde, como cereais integrais e frutas, têm os menores impactos ambientais. Da mesma forma, aqueles relacionados previamente a riscos aumentados de doenças ; principalmente carne vermelha ; são os com maior impacto ambiental negativo.

;As duas exceções notáveis são o peixe, um alimento geralmente mais saudável, com impactos ambientais moderados, e as bebidas açucaradas, que apresentam riscos à saúde, mas têm baixo impacto ambiental;, afirma David Tilman, professor de Minnesota. ;Os alimentos que compõem nossas dietas têm grande impacto sobre nós mesmos e sobre o meio ambiente. Esse estudo mostra que comer de forma saudável também significa comer de maneira mais sustentável;, sustenta o pesquisador. (PO)



;Sem uma boa preparação, as tragédias climáticas cada vez mais frequentes (;) poderão levar à violência de larga escala, além do colapso de mercados futuros;
Aled Jones, diretor do Instituto Global de Sustentabilidade da Universidade Anglia Ruskin

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação