postado em 04/11/2019 04:15
[FOTO1]Em breve, os proprietários de veículos elétricos poderão entrar em um posto de combustível, ligar o carro, entrar na loja de conveniência e, em 10 minutos, sair com a bateria do automóvel completamente carregada. A facilidade é prometida por um grupo de pesquisadores do Centro de Motores Eletroquímicos de Penn State, nos Estados Unidos.
;Demonstramos que podemos carregar um veículo elétrico em 10 minutos e fazer isso mantendo 2.500 ciclos de carregamento, ou o equivalente a meio milhão de quilômetros de viagem;, diz Chao-Yang Wang, professor de engenharia química, ciência e engenharia de materiais e diretor da instituição norte-americana e líder do estudo, apresentado na revista Joule.
As baterias de íon de lítio degradam quando carregadas rapidamente em temperaturas ambiente abaixo de 10;C. Isso porque, em vez de os íons de lítio serem inseridos suavemente nos ânodos de carbono, eles se depositam em espigões na superfície do ânodo. Esse revestimento inesperado reduz a capacidade da célula e pode causar picos elétricos e condições inseguras para o uso do dispositivo.
Os cientistas perceberam que, se esses dispositivos pudessem aquecer até 60;C por apenas 10 minutos e, depois, esfriassem rapidamente até a temperatura ambiente, os picos de lítio que prejudicam a bateria não se formariam e, consequentemente, ocorreria a degradação proveniente do calor. Segundo Chao-Yang Wang, o resfriamento rápido da bateria ocorre por meio de um sistema projetado no carro. ;A grande diferença de 60;C para cerca de 23;C também ajudará a aumentar a velocidade do resfriamento.;
Níquel
O sistema de autoaquecimento usa uma fina folha de níquel, com uma extremidade conectada ao terminal negativo e outra se estendendo para fora da célula para criar um terceiro terminal. Um sensor de temperatura conectado a um interruptor faz com que os elétrons fluam através da folha de níquel para completar o circuito, resultando no aquecimento rápido e, consequentemente, na recarga da bateria.
A equipe já havia criado um dispositivo que pode ser carregado em 15 minutos, a 10;C. Mas a intenção é melhorar esses parâmetros. ;O carregamento rápido é a chave para permitir uma ampla introdução de veículos elétricos;, justifica o líder do estudo. Abastecida, a nova bateria tem alcance de 320 a 480 quilômetros.
2.500
Quantidade de ciclos de carregamento da nova bateria. Segundo os criadores, isso equivale a meio milhão de quilômetros de deslocamento