Mundo

Boris Johnson compara o trabalhista Jeremy Corbyn a Stalin

O programa de Corbyn é um dos mais esquerdistas divulgado no Reino Unido nas últimas décadas. Inclui medidas a reestatização de várias empresas e o aumento do salário mínimo

Agência France-Presse
postado em 06/11/2019 08:00
[FOTO1]O primeiro-ministro Boris Johnson comparou nesta quarta-feira (6/11) o líder da oposição britânica, e seu principal rival nas legislativas, a ditador soviético Josef Stalin, em um artigo publicado na imprensa no dia que marca o início oficial da campanha eleitoral.

Os partidos britânicos já estão há várias semanas em pré-campanha, mas no primeiro dia das cinco semanas dedicadas oficialmente a conquistar o eleitorado para a votação de 12 de dezembro o líder conservador acusou o trabalhista Jeremy Corbyn de "odiar tão visceralmente o lucro que vai destruir as bases da prosperidade de nosso país".

O Partido Trabalhista quer fazer acreditar "que seu ódio se dirige apenas contra alguns bilionários, que demonizam com um prazer e uma vingança que não eram vistos visto desde que Stalin perseguiu os ;kulaks;", completou no artigo publicado pelo jornal conservador The Daily Telegraph, em referência aos camponeses ricos atacados pelo regime stalinista.

[SAIBAMAIS]O programa de Corbyn é um dos mais esquerdistas divulgado no Reino Unido nas últimas décadas. Inclui, entre outras medidas, a reestatização de várias empresas, o aumento do salário mínimo e a redução da semana de trabalho para 32 horas. Todas as ações devem ser financiadas com o aumento dos impostos aos mais ricos.

Os trabalhistas "vão frear os negócios, frear os investimentos e, pior de tudo, frear o Brexit", acusou Johnson.

O líder trabalhista respondeu no Twitter e denunciou "as bobagens com as quais saem os muito ricos para evitar pagar um pouco mais de impostos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação