Mundo

Avião que transporta Evo Morales ao México fez escala no Paraguai

A aeronave pousou em Assunção 1H35 para o reabastecimento e para estabelecer sua rota, imprescindível para uma viagem de avião

Agência France-Presse
postado em 12/11/2019 08:00
[FOTO1]O avião que transporta o ex-presidente da Bolívia Evo Morales fez uma escala de reabastecimento no aeroporto internacional Silvio Pettirossi de Assunção (Paraguai) antes de seguir para o México.

Um avião Gulfstream G 550 da Força Aérea Méxicana que tem Morales como passageiro decolou às 5h00 locais com destino a Cidade do México, onde o ex-chefe de Estado recebeu asilo político.

Morales é acompanhado por seu filho e pelo ex-vice-presidente Álvaro García.

A aeronave pousou em Assunção 1H35 para o reabastecimento e para estabelecer sua rota, imprescindível para uma viagem de avião, informou o ministro do Interior do Paraguai, Euclides Acevedo.

O presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, revelou na segunda-feira (11/11) que o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez também havia concedido asilo a Morales e muitos especularam que o boliviano viajaria à capital do Paraguai.

Mas as autoridades paraguaias indicaram que o ex-presidente boliviano decidiu aceitar o asilo oferecido pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.

[SAIBAMAIS]Acevedo disse que o avião poderia fazer uma nova escala em Lima antes de seguir para a Cidade do México.

Dois carros-fortes se aproximaram do terminal aéreo, informou uma emissora de TV local.

O ex-governador de Tarija Mario Cossio, exilado em Assunção, escreveu no Twitter "Evo Morales em Assunção: o avião mexicano que o trouxe e curiosamente 2 caminhões da Prosegur transportando dinheiro... coincidência?"

"Que lástima que coloque os pés em um país no qual se respira liberdade e democracia", completou.

"Evo, sua perseguição forçou ao exílio mais de 1.300 oponentes de sua ditadura e você dizia que o asilo era para criminosos confessos: e agora, o que você é?", questionou Cossio.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo, fez um apelo na segunda-feira para que a Bolívia consolide o processo democrático com eleições e o respeito da vontade popular.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação