Mundo

Quatro pessoas morrem em incêndios na Austrália

Moradores encontraram o corpo nos arredores da cidade de Kempsey, no estado de Nova Gales do Sul, uma das várias áreas atingidas por incêndios florestais nos últimos dias.

Agência France-Presse
postado em 14/11/2019 09:03
[FOTO1]Os incêndios que afetam a costa leste da Austrália há quase uma semana deixaram quatro mortos, de acordo o balanço mais recente da polícia, uma tragédia que provoca indignação com o governo conservador, que minimiza os efeitos da mudança climática.

Moradores encontraram o corpo nos arredores da cidade de Kempsey, no estado de Nova Gales do Sul, uma das várias áreas atingidas por incêndios florestais nos últimos dias.

A polícia disse que a identificação formal ainda não foi feita, mas suspeita que seria o corpo de um homem de 58 anos que morava em um galpão. Ele foi visto pela última vez na sexta-feira (8/11).

Três outras pessoas morreram em incêndios florestais em Nova Gales do Sul, o estado mais afetado pelas chamas que atingem a costa leste desde o final da semana passada. Os incêndios são agravados pelos fortes ventos, temperaturas elevadas e uma vegetação muito seca.

Mais de 100 focos estavam ativos nesta quinta-feira (13/11), mas uma pausa nas condições "catastróficas" diminuiu o perigo de muitos incêndios e moradores retornaram para analisar os danos em suas casas.

A previsão é que condições difíceis voltarão a ocorrer em Queensland e Nova Gales do Sul no fim de semana, com o aumento da temperatura e o retorno dos fortes ventos.

Centenas de casas foram danificadas ou destruídas e mais de um milhão de hectares de vegetação foram devastados pelas chamas.

Os incêndios também arrasaram a fauna e a flora da região. Especialistas afirmaram que centenas de coalas morreram na tragédia.

Apenas em uma reserva nas proximidades de Port Macquarie foram registradas 350 mortes de coalas, o que provoca um grande temor pelo futuro destes animais na região.

[SAIBAMAIS]Nick Boyle, da agência de conservação de Taronga, afirmou que "nossos corações estão partidos, não apenas pelas vítimas, mas também pela vida selvagem indefesa que está morrendo".

A Austrália é vítima a cada ano, durante a primavera e o verão, de incêndios. Mas a atual temporada começou antes e de forma mais violenta.

A onda de incêndios provocou a indignação da população com o governo conservador, fervoroso defensor da indústria da mineração e que continua minimizando a ameaça da mudança climática.

Para muitos moradores da costa leste do país, as chamas representam a materialização de um perigo que não é apenas teórico.

Várias pessoas criticam a passividade do primeiro-ministro Scott Morrison sobre o tema.

Durante dias, o chefe de Governo se negou a responder perguntas sobre a mudança climática, alegando a urgência de ajudar as vítimas dos incêndios.

Morrison, do Partido Liberal, admite a realidade da mudança climática, mas afirma que o problema pode ser solucionado sem punir a economia. O chefe de Governo é um grande defensor da indústria de mineração australiana, que representa 70% das exportações nacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação